Associação de Direito de Família e das Sucessões

JAQUELINE CHERULLI, PRESIDENTE DA DIRETORIA ESTADUAL DE MATO GROSSO DA ADFAS CONCEDE ENTREVISTA À TV JUSTIÇA

O Programa Entrevista Coletiva da TV Justiça entrevistou Jaqueline Cherulli. O tema foi “Direito Sistêmico – Uma abordagem mais humana de Direito.”
A expressão “direito sistêmico”, no contexto aqui abordado, surgiu da análise do direito sob uma ótica baseada nas ordens superiores que regem as relações humanas, segundo a ciência das constelações familiares sistêmicas desenvolvida pelo terapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger.
Mesmo tendo as leis positivadas como referência, as pessoas nem sempre se guiam por elas em suas relações. Os conflitos entre grupos, pessoas ou internamente em cada indivíduo são provocados em geral por causas mais profundas do que um mero desentendimento pontual, e os autos de um processo judicial dificilmente refletem essa realidade complexa. Nesses casos, uma solução simplista imposta por uma lei ou por uma sentença judicial pode até trazer algum alívio momentâneo, uma trégua na relação conflituosa, mas às vezes não é capaz de solucionar verdadeiramente a questão, de trazer paz às pessoas.
O direito sistêmico se propõe a encontrar a verdadeira solução.
Assista à entrevista completa.

Fale conosco
Send via WhatsApp