Associação de Direito de Família e das Sucessões

Acre

Presidente: Pedro Paulo e Silva Freire

Pós-graduado em Direito Civil e empresarial no Pós-graduado em Direito Civil e empresarial no Damásio Educacional. Graduado em Direito pela Universidade Católica do Acre – PUC/AC. Presidente da Seção Estadual do Acre da ADFAS. Advogado nas áreas do Direito Civil, Contratos, Empresarial e Societário, Família e Sucessões. Presidente do Instituto Mercosul Amazônia – IMA.

Vice-Presidente: Mario Gilson de Paiva Souza

Amazonas

Presidente: Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque 

Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Nilton Lins. Presidente da Seção Estadual do Amazonas da ADFAS. Reitora do Centro Universitário – CEUNI FAMETRO – Manaus. Diretora do Centro Preparatório Jurídico – CPJUR. Sócia do escritório de advocacia Lins Albuquerque & Associados.

Bahia

Presidente: Ana Caroline Trabuco

Mestre em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade Baiana de Direito. Graduada em Direito pela Universidade Católica do Salvador – UCSAL. Vice-Presidente da Seção Estadual da Bahia da ADFAS. Curso preparatório para carreira jurídica (Constitucional, administrativo, direito civil, processo civil, direito penal e processo penal) – Juspodvum. Membro da Comissão de Direito de Família da OAB/BA (2016-2018). Advogada no Escritório de Advocacia Barachisio Lisbôa. Atua em advocacia geral, litigiosa e consultiva, com ênfase em Direito Civil, do Trabalho, Direito de Família e das Sucessões.

Vice-Presidente: Camilo De Lelis Colani Barbosa

Doutor e Mestre pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Presidente da Seção Estadual da Bahia da ADFAS. Professor de direito civil nos cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado da Universidade Católica do Salvador – Ucsal. Professor de Direito Civil da Faculdade Baiana de Direito. Professor dos cursos de pós graduação do CIESA-Manaus-AM e do Complexo de Ensino Renato Saraiva – CERS. Advogado, sócio do escritório Didier, Sodré e Rosa – advocacia e consultoria.

Ceará

Presidente: Mabel de Carvalho Silva Portela

Presidente da Seção Estadual do Ceará da Adfas. Sócia da Magalhães Portela & Accorsini Feitosa Advocacia. Membro da Comissão de Direito de Família da OAB-CE. Presidente da Comissão de Direito Internacional da OAB/CE (2007-2009). Atua nas áreas de Direito de Família, Direito das Sucessões e Direito Internacional.

Vice-Presidente: Anna Magalhães

Advogada atuando na área de Família e Sucessões. menbro da Comissão de Direito de Família e Sucessões OAB, seccional Ceará. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes- RJ. Professora das disciplinas de direito de família e sucessões da Unigrande Centro Universitário, 2008-2014. Professora convidada na especialização em Direito e Processo de Família e Sucessões e em Responsabilidade Civil na Universidade de Fortaleza.

Distrito Federal

Presidente: Atalá Correia

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo. Presidente da Seção do Distrito Federal da ADFAS. Professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Vice-Presidente: Paulo Roque Antônio Khouri

Mestre em Direito Privado pela Universidade de Lisboa. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Vice-Presidente da Seção do Distrito Federal da ADFAS. Professor do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Coordenador da pós-graduação em Advocacia Empresarial, Contratos, Responsabilidade Civil e Direito de Família do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Viçosa/MG. Membro do Conselho Científico da Revista de Direito do Consumidor – RDC, e da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC, ambas da Editora Thomson Reuters – Revista dos Tribunais. Coordenador científico das II, III, IV, V e VI Jornada de Direito Civil, realizadas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (2011). Autor dos livros: Direito do Consumidor (5ª ed); Revisão Judicial dos Contratos; Coautor em Responsabilidade Civil Contemporânea. Premiado com o selo de qualidade da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios na categoria advogado em 2015. Premiado pelo Conselho Nacional de Justiça com o selo “Conciliar é Legal” pelo projeto da Roque Khouri & Advogados Associados em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC-BSB. Premiado com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Sócio do escritório de advocacia Roque Khouri & Advogados Associados S/C.

Espírito Santo

Presidente: Thiago Vargas Simões

Pós-doutor em Direito Civil pela Universidade de Lisboa – Portugal. Doutor e Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Graduado em Direito pelas Faculdades Integradas de Vitória – FDV/ES. Presidente da Seção Estadual do Espírito Santo da ADFAS. Professor de Direito de Família e das Sucessões da FDV/ES, da Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo – ESMAGES, da Escola da Magistratura do Espírito Santo – EMES, da Escola de Estudos Superiores do Ministério Público do Espírito Santo – EESMPES. Advogado militante. Autor e Palestrante.

Maranhão

Presidente: Rodrigo Otávio Bastos Silva Raposo

Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Professor do Departamento de Direito, Economia e Contabilidade da Universidade Estadual do Maranhão. Atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Direito Internacional e Direito Privado. Advogado.

Mato Grosso do Sul

Presidente: Lauane Andrekowisk Volpe Camargo

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco. Presidente da Seção Estadual do Mato Grosso do Sul da ADFAS. Professora de Direito Civil dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco. Advogada do escritório Volpe Camargo Advogados Associados.

Vice – Presidente: Oton Nasser

Especialista em Direito Constitucional pela Universidade de São Paulo – USP. Vice-Presidente da Seção Estadual do Mato Grosso do Sul da ADFAS. – Professor de Direito Processual Civil – FACULDADE INSTED – Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Diretor da Escola Superior de Advocacia – ESA/MS (2003-2006). Vice-Presidente da OAB/MS (2003-2006). Secretário-geral da OAB-MS (2001-2003). Advogado.

Minas Gerais

Presidente: Leonardo Girundi

Mestrando em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Girona – Espanha. Bacharel em Direito (julho de 2001) pela Universidade FUMEC. Advogado Militante – OAB.MG 83.469 / OAB.SP 463.098. Especialista em Direito Público e Empresarial pela PUC MINAS. Presidente da Comissão de Direito de Família da OAB.MG 2019/2021; membro Consultor da Comissão de Direito de Família e Sucessões da OAB Nacional 2019/2021; Conselheiro do IBDR – Instituto Brasileiro de Direito e Religião; Diretor Secretário do INCEC/SP – Instituto Cristão de Ensino e Cultura. Autor de artigos e obras, ministrou inúmeros cursos e palestras, em congressos, seminários e simpósios na área do Direito de Família, Sucessões e Religioso.

Pará

Presidente: Elden Borges

Doutorando em Direito, linha Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos, na Universidade Federal do Pará. Mestre em Direito, área de concentração em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Pará. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Estado Pará – CESUPA. Presidente da Seção Estadual do Pará da ADFAS. Professor substituto na Universidade Federal do Pará. Professor universitário na Faculdade DeVry FACI e na Faculdade Integrada Brasil Amazônia – FIBRA. Integrante do grupo de pesquisa Tradição da Lei Natural.  Integrou a Clínica de Direitos Humanos do CESUPA durante a graduação e participou de diversas simulações de julgamento perante tribunais internacionais. Prêmio de melhor orador da final e de toda a simulação, em Bogotá, no III Concurso Interamericano de Direito ao Desenvolvimento Sustentável. Integrou o grupo de pesquisa Direitos Fundamentais, Constituição e uso da Técnica da Ponderação como solução racional dos chamados casos difíceis. Cursou até o 4º semestre de Ciências Contábeis na Universidade Federal do Pará – UFPA. Pesquisador da temática “justificação moral do governo e da democracia”. Advogado.

Paraíba

Presidente: Onaldo Queiroga

Graduado em Direito pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Presidente da Seção Estadual da Paraíba da ADFAS. Membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas. Escritor e colunista do Jornal Correio da Paraíba desde 2004. Juiz da 5ª Vara Cível da Comarca de João Pessoa do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba.

Vice-Presidente: Anna Carla Lopes

Mestranda em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos. Graduada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Especialista em Direito Processual das Famílias e Sucessões pelo Centro Universitário FACEX – UNIFACEX/RN. Especialista em Direito Processual Civil pelo Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ. Vice-Presidente da Seção Estadual da Paraíba da ADFAS. Presidente da Comissão de Família da OAB/PB. Colaboradora da Comissão da Mulher Advogada – Seccional Paraíba. Pesquisadora das temáticas Direito de Família, Novos Arranjos das Famílias Contemporâneas, Direitos Homoafetivos e Transgêneros, Direitos Humanos e Direito Internacional dos Direitos Humanos. Sócia Proprietária do Escritório Lopes Advocacia e Consultoria Empresarial, com atuação em todos os estados do Nordeste. Atua na área do Direito das Famílias e das Sucessões.

Subseção Estadual Paraíba/Campina Grande: Vyrna Lopes Torres de Farias Bem

Mestre em Direito no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Professora da Faculdade Reinaldo Ramos, FARR (Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos, CESREI) – Campina Grande. Presidente da Comissão de Direito das Famílias e das Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil – Paraíba, Subseção Campina Grande.

Paraná

Presidente: Eduardo de Oliveira Leite

Pós-Doutor em Direito de Família pelo Centre du Droit de la Famille, da Universidade Jean Moulin – Lyon/França; Professor Titular na Faculdade de Direito da UFPR/Paraná Doutor em Direito Privado Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Paris/França; Professor Titular na Faculdade de Direito da UFPR/Paraná; Professor Titular de Direito Civil na UEM – Universidade Estadual de Maringa/Paraná; Professor Adjunto de Direito Civil na UTP- Universidade Tuiuti do Paraná; Membro do IAP – Instituto dos Advogados do Paraná; Membro da APLJ – Academia Paranaense de Letras Jurídicas/Paraná; Membro fundador da ADFAS – Associação de Direito de Família e das Sucessões/São Paulo; Advogado familiarista, Parecerista e Escritor.

Vice-Presidente: Thaís G. Pascoaloto Venturi 

Estágio de Pós-doutoramento em Direito Civil pela Fordham University – New York (2015). Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, com estágio doutoral na Universidade de Lisboa – Portugal (2012). Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2006). Professora de Direito Civil da Universidade Tuiuti do Paraná – UTP (desde 2005). Professora convidada em cursos de pós-graduação. Mediadora extrajudicial certificada pela Universidade da Califórnia – Berkeley. Mediadora judicial certificada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, com ampla atuação na área de Direito de Família e Sucessões.  Associada fundadora do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil – IBERC. Membro do Grupo de Pesquisa em Direito Civil – Virada de Copérnico. Colunista e coordenadora no portal de notícias Migalhas – O Direito Privado no Common Law. Componente da lista de mediadores da ARBITAC e da CAMFIEP. Sócia fundadora do escritório Pascoaloto Venturi Advocacia.

Pernambuco

Presidente: Venceslau Tavares Costa Filho

Mestre, Doutor e Especialista em Direito Civil pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Vice-Presidente da Seção Estadual do Pernambuco da ADFAS. Professor de Direito Civil da Universidade de Pernambuco – UPE. Professor da Faculdade Metropolitana da Grande Recife. Professor Colaborador do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor Permanente dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Membro efetivo da Associação Norte-Nordeste de Professores de Processo – ANNEP. Diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pernambuco. Advogado.

Vice-Presidente: Ana Claudia Brandão de Barros Correia Ferraz

Pós- doutora pela Universidade de Salamanca, Espanha. Trabalho: argumentação jurídica no Tribunal Europeu de Direitos Humanos em matéria de reprodução humana assistida: contribuições para o direito brasileiro. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, com estágio doutoral na Queen Mary University of London, Londres, Inglaterra. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Professora de Direito Civil da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu da Escola da Magistratura de Pernambuco. Coordenadora de Divulgação Científica do Centro de Estudos Judiciários do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Membro do Comité de Bioética do Real Hospital Português/WMA – World Medical Association. Diretora Adjunta de Assuntos Interdisciplinares da ADFAS. Autora de livros “Reprodução Humana Assistida e Suas Consequências nas Relações de Família”, edições 2009 e 2018, editora Juruá, e “Filhos Para a Cura” 2020, editora revista dos tribunais.

Piauí

Presidente: Andrea Melo de Carvalho

Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Direito Processual pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Presidente da Seção Estadual do Piauí da ADFAS. Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Professora efetiva do Instituto Federal do Piauí – IFPI. Defensora Pública titular da 1ª Vara de Famílias e Sucessões de Teresina.

Vice Presidente: Verônica Rodrigues Salles

Vice-Presidente da Seção Estadual do Piauí da ADFAS. Promotora de Justiça titular da 52ª Promotoria de Justiça da comarca de Teresina. Integrante do Ministério Público do Estado do Piauí, desde 1996.

Rio de Janeiro

Presidente: Walter dos Santos Rodrigues

Doutorando em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Mestre em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Graduado em Direito pela UFRJ. Presidente da Seção Estadual do Rio de Janeiro da ADFAS. Professor adjunto de Prática Jurídica na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO. Professor assistente de Direito Processual Civil na UFRJ. Pesquisador do Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições – LETACI/UFRJ. Temas de pesquisa: morosidade do judiciário e nos diálogos institucionais no âmbito da União Europeia decorrentes da jurisprudência do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos sobre a duração razoável do processo. Advogado, sócio do Escritório Olimecha & Rodrigues Advogados. Atua na área Cível.

Rio Grande do Norte

 

Presidente: Grazielly dos Anjos Fontes Guimarães

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Direito Médico e da Saúde, pelo Centro Universitário Celso Lisboa (Rio de Janeiro); em Direito e Jurisdição, pela Faculdade Educamis, UNIMAIS; em Ciências Jurídicas Políticas, pela Faculdade de Direito de Lisboa (Portugal) e em Direito e Processo Civil, pela UFRN. Graduada em Direito pela UFRN. Professora da UFRN. Oficial R/2 na Força Aérea na especialidade Serviços Jurídicos. Advogada.

Vice-Presidente: Hudson Palhano de Oliveira Galvão

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Graduado em Direito também pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Diplomado no Curso Superior de Política e Estratégia – CSUPE pela Escola Superior de Guerra – ESG. Professor Efetivo do Curso de Direito da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA (Campus Central, Mossoró/RN). Professor e Vice-Coordenador do Curso de Especialização em Direito Constitucional e Tributário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA. Membro da União dos Juristas Católicos de São Paulo – UJUCASP. Vice-Presidente da Associação de Direito de Família e das Sucessões – ADFAS do Estado do Rio Grande do Norte. Advogado.

Rio Grande do Sul

Presidente: Roberta Drehmer Miranda

Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Substituta de Direito de Família e Sucessões da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora de Direito de Família e Direito das Sucessões, do Curso de Direito da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre/RS. Professora de Direitos Reais da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Advogada na área de Direito de Família e Sucessões, Advogada colaborativa certificada pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas (IBPC) e pela International Academy of Collaborative Professionals (IACP). Especialista em Direito pela Escola Superior da Magistratura Estadual. Especialista em Metodologia, Aprendizagem Cooperativa e Novas Tecnologias pela Universidade Católica de Brasília. Presidente da Seção Estadual do Rio Grande do Sul da ADFAS. Experiência e Pesquisa em Sociologia Jurídica e Direito de Família e Sucessões. Membro do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS). Membro do Instituto Brasileiro de Teoria do Direito (IBTD).

Vice-Presidente: Cristiane Beis

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais na Pontifícia Universidade Católica do  Rio Grande do Sul – PUC/RS . Atua nas áreas de família, cível, empresarial e trabalhista.

Rondônia

Presidente: Adolfo Theodoro Naujorks Neto

Mestre em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, linha de pesquisa na área de Direitos Humanos e Fundamentos da Justiça, pela Universidade Federal de Rondônia – Unir em parceria com a Escola da Magistratura e Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Especialista em Direito Penal pela Universidade Federal de Rondônia. Especialista em Direito Público pela Fundação Getúlio Vagas – FGV/RJ. Graduado em Direito pelo Centro Universitário da Grande Dourados. Presidente da Seção Estadual de Rondônia da ADFAS. Professor de Direito de Família e Sucessões do Centro Universitário São Lucas. Juiz de Direito titular da 4ª Vara de Família do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia.

Vice-Presidente: Rodrigo José Dantas Lima

Ex-Auditor do Tesouro Municipal em Porto Velho/RO e Ex-Auxiliar Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, cargos que ocupou após aprovação em concurso público. Formado em Direito pela Universidade Federal de Rondônia. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Rondônia, atualmente titular da 4ª Promotoria de Justiça da capital. Professor de Direito Processual Penal no Centro Universitário São Lucas. Pós-graduado em Direito Civil “Lato Sensu”, pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Coautor do livro “Fala Aprovado”, Ed. Rideel, Co-organizadores Fábio Roque, Leonardo Castro e outros.

Santa Catarina

Presidente: Joel Dias Figueira Junior

Pós-doutor pela “Università D’egli Studi di Firenze”. Doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Especialista em Direito Civil e Processual pela “Università D’egli Studi di Milano”. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduado em Administração e Gerência pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas – UDESC-ESAG. Presidente da Seção Estadual de Santa Catarina da ADFAS. Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Professor da Pós-Graduação do CESUSC. Membro da Academia Brasileira de Direito Civil; do Instituto Ibero-americano de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Processual. Assessor da Relatoria-Geral da Comissão Especial do Novo Código Civil da Câmara dos Deputados e Presidente da Comissão de Juristas que elaborou o PL 6.204/2019 que dispõe sobre a desjudicialização da execução civil. Autor de trinta e sete obras jurídicas (17 individuais e 20 em coautoria) publicadas pelas Editoras Saraiva, Revista dos Tribunais, Forense, Atlas e Juruá, dentre outras, além de dezenas de artigos publicados em revistas especializadas de circulação nacional e internacional. Advogado, Consultor Jurídico, Árbitro e Mediador.

Vice-Presidente: Grace Regina Costa

Pós-graduada em Direito de Família e Sucessões pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em outubro de 2012. Pós-graduada em Direito Penal Econômico e Europeu pela Universidade de Coimbra, em setembro de 2007. Pós-graduada em Direito Tributário pela Universidade Federal de Santa Catarina, em julho de 2004. Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí/ Santa Catarina (UNIVALI), em julho de 2001. Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Santa Catarina (OAB/SC), desde 2002, sob o n.16.460. Presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP). Diretora da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC) no triênio de 2016/2018. Vice-Presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil, Santa Catarina (OAB/SC) no triênio de 2016/2018. Secretária-Adjunta da Comissão de Direito de Família e Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil, Santa Catarina (OAB/SC) no triênio de 2013/2015. Membro da Comissão de Direito de Família e Sucessões da Ordem dos Advogados do Brasil, Santa Catarina (OAB/SC) no triênio de 2012/2014. Autora da obra “Abandono Afetivo: Indenização por Dano Moral”. Atuação exclusiva na área de Direito de Família e das Sucessões.

São Paulo

Presidente: Kátia Boulos

Advogada. Graduada e pós-graduada pela Faculdade de Direito da USP. Professora Universitária. Consultora nas áreas do Direito de Família e das Sucessões, com atuação interdisciplinar e interinstitucional em políticas públicas na defesa dos direitos da Mulher, Criança, Adolescente e Pessoa Idosa. Conselheira no Conselho Estadual da Condição Feminina da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania de São Paulo (2021/2025). Membro Consultora da Comissão Permanente Estadual da Mulher Advogada da OAB SP (2022/2024). Membro Fundadora e Diretora Nacional de Relações Institucionais da Associação de Direito de Família e das Sucessões – ADFAS (2019/2021). Assessora Especial em Direito de Família e Sucessões, em nível nacional (2020/2023) e estadual por São Paulo (2017/2020) da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). Membro Titular do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão de São Paulo (ABMCJ SP – 2020/2023). Membro Titular do Conselho Deliberativo do Bem Querer Mulher – Programa de proteção e empoderamento das Mulheres Vítimas de Violência (BQM/INDES). Diretora Nacional do Instituto Justiça de Saia, da qual é membro desde a fundação (2019). Membro Consultora em nível nacional do Projeto Justiceiras, desde a fundação (2019). Coordenadora Nacional da VIRADA FEMININA e do GT Enfrentamento à Violência contra a Mulher, desde 2019, dos quais é membro desde a fundação (2017). Conselheira Estadual e Presidente da Comissão Permanente Estadual da Mulher Advogada por duas gestões consecutivas, e Membro fundadora e Vice-Presidente da Comissão Estadual Especial de Direito de Família e Sucessões da OAB SP por três gestões consecutivas (até 2018). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) desde 1995.

Vice-Presidente: Sandra Regina Carvalho Martins

Advogada. Doutora e Mestre em Direito Civil pela USP. Especialista em Direito de Família e Sucessões pela ESA/OAB/SP. Professora Universitária da disciplina de Direito Civil, nas áreas de Direito de Família e Sucessões, Obrigações, Direitos Reais, Prática Jurídica em Direito de Família e Sucessões na UNIFMU – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

Subseção Estadual São Paulo/Capital: Carla Cristiane Hallgren Silva

Advogada. Bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Especialização Profissional em Direito de Família e Sucessões/Pós-graduação pela Escola Superior de Advocacia ESA – OAB/SP. Especialização Profissional em Direito Civil e Processo Civil/ Pós-graduação pela Pontifícia Universidade Católica PUC/SP. Vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada 96ª Subseção OAB SP /Lapa (2004/2009). Presidente da Comissão de Assistência Judiciária Gratuita / 238ª Subseção Nossa Senhora do Ó (2011/2012). Diretora de Subseção OAB/SP Nossa Senhora do Ó, Secretária Geral por dois mandatos (2013/2018). Coordenadora Regional da Comissão Permanente Estadual da Mulher Advogada OAB/SP – Capital (2016/2018). Conselheira Estadual eleita para a gestão 2022/2024 da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo.

Subseção Estadual São Paulo/Interior: Marcela Carinhato Almeida Prado de Castro Valente

Advogada. Professora Universitária (1993 a 2010) e Administradora de Negócios; Mestre em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e Doutoranda em Direito Constitucional também pela PUC/SP. Especialista em Direito Empresarial pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atuou como Diretora Geral das Faculdades Integradas de Jaú, mantidas pela Fundação Educacional “Dr. Raul Bauab” – Jahu bem como Coordenadora do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (Cursos de Direito e Comunicação Social) da Instituição; Conselheira Editorial da Revista Científica das Faculdades Integradas de Jaú (1806-5589). Coordenadora da Escola Superior de Advocacia – unidade Jaú (2003/2004). Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Jaú (2000). Na docência do Direito atua nas disciplinas: Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho, Prática Jurídica Trabalhista, Introdução ao Estudo do Direito, Teoria Geral do Direito, Ciência Política, Metodologia Científico-Jurídica e Metodologia do Ensino Superior. Conselheira Estadual eleita para a gestão 2022/2024 da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo.

Subseção Estadual São Paulo/Litoral: Ana Lúcia Augusto Silva

Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)-SP. Pós-Graduada em Direito de Família e  das Sucessões pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP. Pós-Graduada em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP. MBA em Direito de de Família e Sucessões pela Faculdade Legale SP. Presidente da Comissão de Estudos em Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB 2.a Subseção – Santos 2018/2021; 2022/2024. Atuação profissional e acadêmica exclusivamente em Direito de Família e Sucessões.

Diretoria de Relações Institucionais: Alessandra Caligiuri Calabresi Pinto

Advogada especialista nas áreas da Mulher e Direitos Humanos, Gestão Pública, Direito Eleitoral, militante nas áreas de Família e Consumidor. Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina da Secretaria da Justiça do Estado de São Paulo (2021/2025). Diretora da OAB Pinheiros e Coordenadora das Comissões da Mulher da Zona Oeste da OAB SP (2022 -2024). Membro do Comitê de Políticas Públicas  e Advocacy do Grupo do Mulheres do Brasil. Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB São Paulo – Subseção Pinheiros (2018 a 2021). Diretora de Atendimento do PROCON ( 2015 a 2018). Autora e Coordenadora do projeto social MeGarantoMeBanco.

 

Diretoria de Eventos: Ana Maria Lanatovitz

Advogada, professora, palestrante e autora de artigos alusivos aos direitos das mulheres. Funcionária Pública do Governo do Estado de São Paulo, Supervisora na SEFAZ/DIGES/CPA. Conselheira do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, do qual é membro da Comissão de Eventos e coordenadora das Comissões do Interior e de Direitos Humanos; Pós-graduada e mestranda em Ciências Jurídicas, Direitos Humanos e Violência contra Mulheres. Bacharel em Direito e Matemática. Presidente da ACRIMESP/GUARULHOS; Membro colaboradora APCDP-Coimbra/Portugal; Diretora consultiva SINDFESP; Diretora executiva ONG Somos Mulheres; Diretora jurídica ONG Embaixadoras pela vida; Membro associada do Rotary Club Brasil – Liberdade/SP. Mem bro efetiva na Comissão Permanente Estadual da Mulher Advogada da OAB/SP; Idealizadora do programa para cursos de Mediação Judicial na OAB/SP(CMA); OAB/Guarulhos; SEFAZ/SP, em parceria com o TJSP, NUPEMEC, CEJUSC e CAMCESP. Agraciada com láureas governamentais e jurídicas, revistas e mídias.

Diretoria de Jovens Acadêmicos: Maria Lúcia Almeida Prado de Castro Valente

Advogada. Pós-graduanda em Direito Contratual e Responsabilidade Civil pela Escola Superior da Advocacia Nacional (ESA-Nacional). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Armando Alvares Penteado (FAAP). Membro fundadora do Grupo de Estudos de Violência contra a Mulher na FAAP, TCC intitulado  “Violência Política contra a Mulher: uma causa de sub-representação feminina na política”. Aperfeiçoamento “Global Management” em Administração, Direito, Economia e Relações Internacionais pela FAAP. Secondment Jurídico como Advogada Jr. no Mercado Livre pelo BBL Advogados.

 

 

Diretoria de Assuntos Legislativos: Regiane Brunelli Bertoni

Advogada. Assessora da Presidência da 7ª Câmara Recursal do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP (gestão 2022/2024). Secretária Executiva da Comissão Permanente das Mulheres Advogadas da OAB/SP  (gestão 2022/2024). Especialista em Direito e Processo Tributário pela Escola Paulista de Direito (EPD). Especialista em Direito Empresarial pela Escola Superior de Advocacia (ESA OAB/SP). Presidente da Comissão da Mulher Advogada da 101ª Subseção da OAB Tatuapé (2019/2021). Coordenadora Regional da 13ª Coordenadoria Regional da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB SP (2020/2021). Associada da Associação Brasileira Elas no Processo (ABEP).&n bsp.

 

Sergipe

Presidente: Wladimir Correa

Mestre em Saúde e Ambiente – UNIT. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário – UNIT. Pós-graduação em Curso de Aperfeiçoamento de Formação Continuada de Professores. Possui graduação em Ciências Jurídicas pela Faculdades Integradas Tiradentes, (1986). Advogado Cível Trabalhista com inscrição na OAB/SE. Licenciado em Teologia (SBPV-SP). Conciliador, Mediador e Árbitro (Lei 9.307/96), ministrante de Cursos de Mediação, Arbitragem e Negociação, área na qual tem experiência com curso pelo Instituto de Excelência da Bahia e Tribunal de Justiça de Sergipe. Atualmente é professor em Direito Civil na Universidade Tiradentes. Ex-Professor Substituto na UFS. Ex-Coordenador do Curso de Direito dessa Universidade na cidade de Estância/SE. Integrou o NUP-Núcleo de Projeto do Curso de Arquitetura e Urbanismo/UNIT, onde atuou na formulação de Planos Diretores (cidades de Propriá, Itabaiana e Simão Dias, todas em Sergipe). Foi membro da Comissão de Disciplina da Universidade Tiradentes. Foi membro do Núcleo de Desenvolvimento Docente da UNIT/SE, membro efetivo do grupo de Avaliadores Internos do Grupo Tiradentes, bem como atua como Conciliador no convênio formado em 2015 entre a Universidade Tiradentes e Tribunal de Justiça de Sergipe. Psicanalista em formação pelo Instituto e Faculdade Gaio/SP.

Tocantins

Presidente: Marcos Neemias Negrão Reis

Mestrando em Direitos Fundamentais pela Universidade da Amazônia, Belém/PA. Especialista em Direito Penal e Processual Penal pela Faculdade Católica Dom Orione, Araguaina/TO. Graduado em Direito pela Universidade da Amazônia, Belém/PA. Vice-Presidente da Seção Estadual do Tocantins da ADFAS. Professor universitário. Editor Geral da Editora Maguen. Advogado.

Fale conosco
Send via WhatsApp