Associação de Direito de Família e das Sucessões

Currículos Congresso Internacional do Idoso

Expositores

 Alicia de Solavagione
Doutora em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Nacional de Córdoba. Especialista em Direito de Família pela Universidade Nacional de Córdoba. Mediadora pela Escola de Mediadores do Ministério da Justiça da Nação Argentina. Fiscal nas áreas Civil, Comercial e Trabalhista do Poder Judiciário de Córdoba. Fiscal da Câmara do Foro de Família, em distintos períodos, do Poder Judiciário de Córdoba. Professora Titular por concurso de “Direito Privado VI – Família e Sucessões” da Faculdade de Direito da Universidade de Córdoba. Membro do Instituto de Direito Civil da Academia Nacional de Direito e Ciências Sociais de Córdoba. Integrante de diversos Projetos de Investigación avaliados pela Secretaría de Ciência e Técnica da Universidade Nacional de Córdoba. Membro da Comissão de análise do projeto de unificação do Código Civil e Comercial da Nação Argentina, en matéria de Direito de Família, na Academia Nacional de Direito e Ciências Sociais de Córdoba. Membro pelno da Academia Iberoamericana De Derecho de Familia y de las Personas. Membro da International Society Of Family Law. Investigadora Categoria IV, no Programa de Incentivos de Docentes Investigadores de Universidades Nacionales. Docente da Carreira de Doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Córdoba. Docente da Carreira de Especialização em Direito de Família na Facultadade de Direito da Universidade de Córdoba. Profesora dos Cursos: “Derecho Procesal Sucesorio”, “La Protección Social de la Familia”, “Teoría General Alimentaria” e “Los Acuerdos Prenupciales, Matrimoniales y Pactos de Convivencia”, na Faculdade de Direito da Universidade de Córdoba. Professora de Mestrado em Direito Privado Patrimonial da Faculdade de Direito da Universidade de Córdoba. Orientadora de teses e membro de bancas de doutoramento, nacionais argentinas e internacionais.
André Dias Pereira
Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Diretor do Centro de Direito Biomédico; Investigador Integrado do Instituto Jurídico – FDUC; Investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 (afeto ao Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia); Investigador colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos; Membro fundador do Laboratório de Ética Aplicada, sediado no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos; Fellow do European Centre of Tort and Insurance Law; Associado Internacional do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC);  Membro do Conselho Redatorial da Revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC); Membro do Conselho Redatorial da Revista Lex-Medicinae – Revista Portuguesa de Direito da Saúde (desde junho de 24), tendo sido seu Secretário (de 2003 a 24); Membro do Conselho Editorial Científico dos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (desde 26); Membro do Conselho Redatorial da Revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) (desde 28); Membro do Advisory Board da Portuguese Law Review (27) – PoLaR; Curador da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (desde 2005); Presidente da Comissão de Ética da AIBILI (Association for Innovation and Biomedical Research on Light) (desde 27, tendo sido seu Vice-Presidente desde 2005); Membro da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Coimbra (20-); Prof. convidado do Summer Course on European Private Law da Universidade de Salzburg (Áustria) (desde 2003); Membro do Comité de Bioética da Sociedade Portuguesa de Genética Humana (desde 2009); Membro do Órgão Responsável de Bem-estar e Ética Animal do i3S, no Porto (26-20); Membro do Conselho Científico-Pedagógico do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (26- e 20-); Membro, eleito pela Assembleia da República, para o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (25), tendo sido seu membro (suplente), eleito pela Assembleia da República; Governor da World Association for Medical Law (20-28); Treasurer e Membro do Executive Committee da World Association for Medical Law (de a 26); Membro da Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde n.º 48/90, de de agosto, (1 de Fevereiro de 28 – outubro de 28); Membro do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro (desde 25); Membro da European Association on Health Law; Membro da Associação Internacional de Direito Comparado.
 
Ângela Vidal Gandra da Silva Martins
Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora visitante e pesquisadora em Antropologia Filosófico-Jurídica na Harvard University. Advanced Management Program (AMP-IESE/Universidade de Navarra). Aprovada em concurso público para professora de Direito Romano (UFPR) e Introdução à Filosofia do Direito (UFRGS). Ex-Sócia da Advocacia Gandra Martins. Membro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO. Membro da Academia Brasileira de Filosofia. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Professora do CEU LAW SCHOOL. Presidente do Instituto Ives Gandra de Direito, Filosofia e Economia. Atual Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
Antônio Costa
Secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos.
 
 
 
 Atalá Correia
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Presidente da Seção do Distrito Federal da ADFAS. Professor do Instituto Brasiliense de Direito Público. Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
 
 
Celso Francisco Hernandes Granato
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – FMUSP Residência Médica no Departamento de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HCFMUSP Research Fellow no Instituto Central de Microbiologia e Imunologia da Universidade de Hamburgo, Alemanha Research Fellow do Laboratório de Hepatites Virais da Universidade Alexis Carrel, França Research Fellow do Laboratório de Medicina Internacional da Universidade Cornell, Nova York, EUA Doutorado na Disciplina de Infectologia pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP Título de especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia Título de especialista em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica Membro da Sociedade Brasileira de Infectologia Membro da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica.
Clóvis Bergamo
CEO and Founder da Six Sigma Brasil, com mais de 12.000 associados no portal de conhecimento com a missão: agregar em uma comunidade brasileira todas as pessoas interessadas em discutir, compartilhar, fomentar conhecimento, aprimorar a aplicação das melhores práticas e integrando a utilização das metodologias com objetivo de redução no OPEX e assertividade de investimento do CAPEX. Atuou durante 20 anos como profissional da Xerox do Brasil, gerando um retorno significativo em projetos de produtividade (Lean Six Sigma), como CEO and Founder da Six Sigma Brasil a 12 anos. Coautor de livros sendo:  Uma Evolução Silenciosa no Gerenciamento das Empresas com Six Sigma e Ruptura no Modelo Tradicional das empresas.
Danilo de Oliveira
Advogado (Lamy, Oliveira & Santos Sociedade de Advogados). Bacharel em Direito. Especialista em Direito Público com ênfase em Direito Constitucional pela Universidade Potiguar (UnP). Mestre e Doutorando em Direitos Humanos pela PUC/SP. Professor universitário da Universidade Santa Cecília (Unisanta). Coordenador do curso de Pós-Graduação lato sensu em Direito do Trabalho e Previdência Social da Unisanta. Membro do Grupo de pesquisa CNPq/Unisanta Direitos Humanos, Desenvolvimento Sustentável e Tutela Jurídica da Saúde. Avaliador do Inep/MEC. Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-Santos [/28]. Autor dos livros “Afinal, quando vou me aposentar?” e “Direito ao Desenvolvimento: conteúdo, natureza jurídica, vinculações estatais e efetividade”.
Eva Bettine
Gerontóloga pela USP, Mestra em Filosofia na modalidade Educação e Saúde e doutoranda em Ciências pela mesma universidade; Especialista em Reabilitação e estimulação cognitiva; Pesquisadora em ritmos biológicos, em especial o ciclo vigília/sono; co-autora do livro Estimulação Cognitiva: ênfase em memória. Presidente da Associação Brasileira de Gerontologia; Docente da USP 60+ e de grupos 60+; Coordenadora do curso de Pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social.
Graciela Medina
Professora Titular da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Vice-presidente e fundadora da Academia Ibero-americana de Direito da Família e das Pessoas. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais. Presidente da Asociación Argentina de Derecho Comparado. Diretório de Mestrado em Direito de Família da Universidade de Palermo.
 
 
Jaime Meira do Nascimento Junior
Possui graduação em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas – SP (95), graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em História do Direito (DEA en Histoire du Droit) pela Université Paris II (2003) e doutorado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência jurídica, na condição de Docente, de Membro do Ministério Público do Estado de São Paulo, coordenador do 8º Núcleo Regional do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional da Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo-CEAF/ESMP (Vale do Paraíba) e assessor junto ao CAO Cível e de Tutela Coletiva (Descentralizado – Idoso), atuando principalmente nas seguintes áreas: Saúde Pública, Direitos Humanos, Direito Penal, Direito Civil, História do Direito e Direito Romano.
José Roberto Sodero Victorio
Advogado, Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB SP, Membro Consultor da Comissão de Direito Previdenciário do CFOAB, Pós-Doutor em Saúde, Bioética, Meio Ambiente Laboral e Direitos Humanos pela Universidade de Salerno (Itália), Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA (Argentina), Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté, Pós-Graduado em Direito Empresarial pela Universidade de Taubaté, Professor de Pós-graduação da Faculdade de Direito de Franca, da Faculdade de Direito de Passo Fundo, da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, da Escola Superior da Advocacia – ESA-OAB, da UNOESTE, da ATAME e do IEPREV, Diretor de Acompanhamento de Acidentes Coletivos do Trabalho do Instituto de Estudos Previdenciários – IEPREV.
 
Karyn Ross
An experienced lean consultant, coach and practitioner, Karyn Ross is the coauthor, with Jeff Liker, of the Shingo Award-winning The Toyota Way to Service Organizations. Focused specifically on services, Karyn has worked with smal, médium and large organizations in sectors as diverse as insurance, financial services, HR, transportation and retail. Using her unique approach, Karyn teacges people how to combine creativity with learn pratices to ensure that Every customer receives exactly what They want it, right the first time with a personal, human touch.
 
Maria José Bravo Bosch
Professora de Direito Romano na Universidade de Vigo e Professora de Common Law no Campus de Ourense. Professora Visitante nas Universidades de Messina (Itália), Cagliari (Itália) e Fortaleza (Brasil). Autora de 4 livros e mais de 0 artigos e capítulos de livros sobre diversos temas como Direito Administrativo Romano, Direito Privado ou Estatuto Jurídico da Mulher em Roma. Fala inglês, italiano, alemão e português. Co-editora de vários livros sobre temas relacionados com as mulheres em Roma. Orientadora de quatro teses de doutorado.
 
Maria Leoba Castañedas Rivas
Nació en Colima, Col., México, estudió en la UNAM licenciatura, maestría y doctorado en Derecho, Investigadora Nacional Nivel I, del Sistema Nacional de Investigadores del Conacyt.  Cursó la maestría en Instituciones y Procedimientos Electorales en el INE y el Posgrado en Responsabilidad Civil en Castilla, La Mancha, España. Evaluadora Par del PNPC. Catedrática de la Facultad de Derecho de la UNAM a nivel licenciatura y posgrado con más de 34 años de experiencia docente, en el ámbito administrativo dentro de la misma facultad. Se desempeñó por casi 5 años como directora del Seminario de Derecho Civil; fue la primera mujer directora en haber dirigido sus destinos durante el periodo -26. Fue galardonada con el Reconocimiento Sor Juana Inés de la Cruz 27, otorgado por la Universidad Nacional Autónoma de México, a las mujeres destacadas de dicha institución en la “docencia, investigación o la difusión de la cultura”. ​​​​​  Distinguida en dos ocasiones por la UNAM, con la Cátedra Extraordinaria Félix Pichardo Estrada; y en dos ocasiones, con la Cátedra Extraordinaria Rafael Rojina Villegas.  En reconocimiento a sus méritos académicos, la Universidad Autónoma del Estado de Morelos y la Universidad Instituto Americano Cultural, le otorgan el grado de Doctora Honoris Causa. Ha sido profesora titular, invitada y conferenciante, en diversas Universidades e Instituciones públicas y privadas del país y de Estados Unidos de América, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, España, Inglaterra, Panamá, Puerto Rico y Venezuela, entre otras. Miembro Activo de la Ilustre y Benemérita Sociedad Mexicana de Geografía y Estadística; Miembro de Número del Instituto Mexicano de Cultura, de la Legión de Honor Mexicana, integrante de la Comisión Técnica Consultiva de Derecho de la SEP, del Consejo Ciudadano de la Ciudad de México  y  del Consejo Rector del Bosque de Chapultepec, así como Miembro de la Sociedad Cubana de Derecho Civil y de Familia de la Unión Nacional de Juristas de Cuba.  Es también Miembro Honorario de la Comisión de Relaciones Exteriores del Colegio de Abogados de Lima. Integrante de Consejos o Comités Editoriales de revistas mexicanas y del exterior, entre ellas: Revista de la Facultad de Derecho de México; Latinoamericana de Derecho Comercial Internacional, Amicus Curiae y Pater Familias editadas por la UNAM; Revista Jurídica de la Universidad Bernardo O’Higgins de Chile; Revista Científica Monfragüe, editada en España, y elaborada conjuntamente con la Universidad de Lisboa, Portugal, y la UNAM. Integrante del Comité Editorial del INE y de la Escuela de Postgrado, de la Facultad de Derecho de la Universidad de Chile. Fue Secretaria General de la Asociación Iberoamericana de Facultades y Escuelas de Derecho “Sui Iuris”, en la que participan 25 de las más importantes Universidades de América, España y Representante del Capítulo Mexicano de la European Public Law Organization (EPLO). Por lo que se refiere a su productividad académica, asesora de aproximadamente 0 tesis profesionales y de grado. Autora y coautora de 38 obras, artículos, 28 prólogos en materia de derecho civil, familiar, sucesorio, administrativo, electoral, derechos humanos y equidad de género.  Ha publicado artículos jurídicos de análisis, en revistas especializadas; ha participado como analista en programas radiofónicos y televisivos. Ha desempeñado importantes cargos y funciones en diversas instituciones del gobierno federal. Durante 13 años, fue miembro del servicio profesional electoral mexicano. Participó en la Comisión Redactora de la Constitución de la Ciudad de México. De septiembre de 27 a septiembre de 28, realizó una estancia académica en Universidad de Bolonia, en el Centro Interdepartamental de Investigación en Historia del Derecho, Filosofía y Sociología del Derecho e Informática Jurídica, en el que se examinan las problemáticas filosóficas, sociológicas e históricas de la disciplina jurídica, desarrollando el trabajo denominado “Mujeres Rebeldes y Visionarias”. Actualmente se desempeña como Profesora de Carrera Titular “C”, Tiempo Completo Definitivo en la Facultad de Derecho de la UNAM.
María Somalo San Juán
Es licencia en Ciencias Políticas y Sociología por la UNED y licenciada en Derecho por la Universidad de La Rioja. Diplomada en Estudios Avanzados por La Universidad de La Rioja en programa de doctorado “Derecho, Organización y Conflicto. Departamento de Derecho. Máster en Seguridad y Salud Laboral por la Universidad de La Rioja. Técnico Superior en Prevención de Riesgos Laborales. Formación en Recursos Humanos impartida por el Colegio Oficial de Psicólogos de La Rioja. Diplomada en Formación Ocupacional por el Colegio Oficial de Politólogos y Sociólogos de La Rioja. Desde el año 2006 hasta la actualidad, ejerce de abogada y asume la coordinación de los Servicios Jurídicos del Sindicato CCOO La Rioja, en las áreas de derecho laboral y derecho administrativo. Además, ha sido profesora del Departamento de Economía y Empresa de la Universidad de La Rioja, áreas de Hacienda Pública y Economía del Sector Público. Año 20. De 2003 a 2009, fue profesora del Departamento de Derecho de la Universidad de La Rioja, áreas de Sociología del Derecho y Filosofía Política. Y desde 25 y hasta la actualidad, es profesora del Departamento de Derecho de la Universidad de la Rioja, área de Derecho del Trabajo.
Maria Vital da Rocha
Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo; “Perfezionamento” em Direito Romano na Universidade de Roma La Sapienza, graduação em Direito pela Universidade Federal do Ceará e graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é Professora Adjunta de Direito Civil, na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, lecionando na graduação e no programa de pós graduação stricto sensu, é Professora Titular do Curso de Direito do Centro Universitário 7 de Setembro – UNI7, lecionando na graduação e no mestrado. Procuradora Federal aposentada.
Mariana Reis Santimaria
Fisioterapeuta, doutora em Gerontologia. Atualmente é professora nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde do Idoso e Gerontologia, além de ser responsável pelo Vitalità – Centro de Longevidade da Puc-Campinas.
 
 
 
Paulo Roque Antônio Khouri
Mestre em Direito Privado pela Universidade de Lisboa. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UNICEUB. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Vice-Presidente da Seção do Distrito Federal da ADFAS. Professor do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Coordenador da pós-graduação em Advocacia Empresarial, Contratos, Responsabilidade Civil e Direito de Família do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP. Membro do Conselho Editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Viçosa/MG. Membro do Conselho Científico da Revista de Direito do Consumidor – RDC, e da Revista de Direito Civil Contemporâneo – RDCC, ambas da Editora Thomson Reuters – Revista dos Tribunais. Coordenador científico das II, III, IV, V e VI Jornada de Direito Civil, realizadas no âmbito do Superior Tribunal de Justiça (20). Autor dos livros: Direito do Consumidor (5ª ed); Revisão Judicial dos Contratos; Coautor em Responsabilidade Civil Contemporânea. Premiado com o selo de qualidade da 2ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios na categoria advogado em 25. Premiado pelo Conselho Nacional de Justiça com o selo “Conciliar é Legal” pelo projeto da Roque Khouri & Advogados Associados em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília – CEJUSC-BSB. Premiado com a Medalha da Ordem do Mérito Judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. Sócio do escritório de advocacia Roque Khouri & Advogados Associados S/C.
Ricardo Domingo Bepmale
Advogado e Procurador da Suprema Corte de Justiça da Argentina.
 
 
 
 
Rosa Maria de Andrade Nery
Livre-Docente, Doutora (PhD) e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora Associada (Livre-docente) de Direito Civil da Faculdade de Direito da PUC-SP. Desembargadora do Tribunal de Justiça o Estado de São Paulo aposentada, titular da cadeira de número 60 da Academia Paulista de Direito, da qual foi presidente. Titular da cadeira número 55 da Academia Paulista de Letras Jurídicas.
 
Verônica Aparecida da Motta Cezar-Ferreira
Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela FADUSP. Formação psicanalítica e sistêmica. Membro dos iniciadores da Mediação – Brasil. Consultora da CDFAM-OAB/SP. Professora de Cursos da Escola Paulista Magistratura, versando sobre Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos; de Curso de Terapia Familiar da PUC/SP, sobre Introdução ao Direito de Família, desde 97. Coordenadora de Curso na ESA. Introdutora da Visão Psicojurídica no Direito de Família. Membro do Conselho de Educadores da Escola de Pais Brasil, desde 94. Vice-presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar. Membro do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Brasileira de Terapia Familiar. Psicoterapeuta individual, de casal e de família. Mediadora. Perita. Consultora psicojurídica de família. Advogada e Psicóloga.
William Zacariotto
Mestre em Educação Puccamp-Sp. Especialista em Análise de Sistemas (FECAP),Matemática (Uniararas), Pedagogo(IESA) . Atua como Vice reitor do Centro Universitário de Itapira- Uniesi , .autor do livro Internet meu primeiro emprego  e do Livro Tecnologias aplicadas a educação para professores . Participa do Núcleo de Apoio ao Idoso, núcleo de Psicopedagogia e Núcleo Afro descendente do UNIESI.


Homenageados especiais

 

Ivette Senise Ferreira
Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (57) e Doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (81). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal.

 
 

João Carlos da Silva Gandra Martins
Nasceu em São Paulo, no dia 25 de junho de 40 e iniciou seus estudos de piano aos oito anos com o professor José Kliass, aos treze iniciou a sua carreira no Brasil e aos dezoito no exterior. Seus concertos no Carnegie Hall, após a sua estréia aos vinte e um anos em apresentação patrocinada por Eleanor Roosevelt, sempre tiveram lotação esgotada. Suas gravações estiveram muitas vezes entre as mais vendidas e jornais como New York Times, Washington Post e Los Angeles Times sempre dedicaram reportagens entusiasmadas pela sua personalidade artística. Abandonou definitivamente os palcos como pianista no ano de 20 por problemas físicos. É o único músico brasileiro que teve a sua vida registrada por cineastas europeus por duas vezes, Die Martin’s Passion, uma co-produção franco-alemã dirigida por Irene Langman, assistido por mais de um milhão e meio de pessoas na Europa e vencedor de vários festivais internacionais, e Revêrie dos cineastas belgas Johan Kenivé e Tim Herman. Recentemente a TV Cultura realizou um documentário dirigido por José Roberto Walker denominado “O piano como destino”, que será exibido em vários países em 26. Em 2004 iniciou os seus estudos de regência. Apresentou-se com sucesso em Londres, Paris e Bruxelas como regente convidado, imprimindo em suas interpretações a mesma dinâmica que o fez quando pianista. Em 2006 idealizou a Fundação Bachiana, cujo tema é a arte e sustentabilidade. Hoje, aos 75 anos, construiu uma sólida carreira com a sua Bachiana Filarmônica SESI-SP, a primeira orquestra brasileira a se apresentar em janeiro de 2007 no Carnegie Hall, feito repetido em 2008. João Carlos e sua Bachiana retornaram a Nova York em 2009 e 20, desta vez no Lincoln Center, levando mais uma vez o nome do Brasil para plateias internacionais. Em 20 voltou aos Estados Unidos, com concertos no Broward Center em Fort Lauderdale, e no Avery Fisher Hall do Lincoln Center em Nova York, levando desta vez como convidados ritmistas da Escola de Samba Vai-Vai, e juntos mostraram em concertos emocionantes, a influência africana e sua contribuição definitiva, desde quando escravizados no Brasil, o que ajudou a formação de nossa identidade musical. Em emocionou o público nova yorquino com os concertos brandeburgueses de J. S. Bach. Neste ano, a família Barreto através da direção de Mauro Lima, iniciará em abril as gravações do filme “João”, cujo lançamento está previsto para o início de 27, com alguns dos principais atores de nosso país.

Rosa Macedo
Doutora em psicologia. Pós-Doutora em terapia familiar. Professora emérita do programa de Pós-Graduação em psicologia clínica da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Coordenadora do curso de especialização em terapia familiar da Pontíficia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Professora pesquisadora consultora de projetos sociais e supervisora clínica. Autora de livros e artigos científicos. Fundadora: APTF e ABRATEF. Membro das sociedades internacionais IFTA AFTA SIP e nacionais ABRATEF, APTF, ABRAP, ABRATECOM, SBP.
Yvonne Capuano
Possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina(64). Atualmente é Presidente da Empreendimentos Comerciais S C Ltda, Fundadora, Presidente e Manten do Projeto Educacional Y Capuano, Presidente do Comércio Empreendimentos e Participações S A, Diretora e Presidente da Assistência de Medicina Preventiva Ambulatorial e Industrial S C Ltda, Diretora do Administração de Recursos S C Ltda, Assessora do Grupo de Assessoria e Participação, Conselheira do Instituição Roberto Simonsen, Diretors do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Conselheira do Centro de Integração Empresa Escola, Conselheira do Instituto de Desenvolvimento de Diadema, Conselheira da Museu de Folclóre Rossini Tavares de Lima, Conselheira do Associação das Médicas de São Paulo, Conselheira do Associação Brasileira para Prevenção de Acidentes, conselheira do Associação Paulista de Medicina, Conselheira do Asssociação do Instituto de Vendas e Marketing do Brasil, Conselheira da Sociedade Brasileira de História da Medicina, Conselheira do Centro Brasileiro de Estudos em Liderança, Conselheira da Universidade de Santo Amaro, Conselheira do Associação de Asssistência à Criança Deficiênte, Secertária Geral da Academia Paulista de História, Segunda Vice-presidente da Academia Cristã de Letras, Delegada Efetiva do Asssociação Médica Brasileira, Curadora do Fundação Brasileira de Marketing, Conselheira do Instituto da Memória Empresarial e Conselheira da Se Toque – Instituto de Desenvolvimento Social.


Tradutores

Ana Claudia Brandão de Barros Correia Ferraz
Pós- doutora pela Universidade de Salamanca, Espanha. Trabalho: argumentação jurídica no Tribunal Europeu de Direitos Humanos em matéria de reprodução humana assistida : contribuições para o direito brasileiro. Doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil, com estágio doutoral na Queen Mary University of London, Londres, Inglaterra. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.  Juíza de Direito do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Professora de Direito Civil da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu da Escola da Magistratura de Pernambuco. Coordenadora de Divulgação Científica do Centro de Estudos Judiciários do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Membro do Comité de Bioética do Real Hospital Português/UNESCO. Diretora Adjunta de Assuntos Interdisciplinares da ADFAS. Autora de livros “reprodução humana assistida e suas consequências nas relações de família ” , edições 2009. E 28, editora Jurua e ” filhos para a cura” 20, editora revista dos tribunais. Aurora de artigos jurídicos
Maria Carolina Nomura Santiago
Advogada e Jornalista.  Mestre em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Fundação Ortega y Gasset, adscrita à Universidad Complutense de Madrid (2006), mestranda em Direito Civil pela PUC-SP, especialista em Direito de Família e das Sucessões pela Escola Paulista de Direito (25), graduada em Direito pela Pontifícia Univeridade Católica de São Paulo (20), membro da Academia Iberoamericana de Derecho de Familia y de las Personas, das Comissões de Direitos Fundamentais e de Direito de Família do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo), membro da ADFAS (Associação de Direito de Família e das Sucessões) e professora de Direito de Família no Programa OAB Vai à Escola da seccional Jabaquara. Idiomas: Inglês, Francês e Espanhol.
Marcella Biseto
Advogada no mercado financeiro há trinta anos, apresentadora de rádio, podcaster, autora do DIÁRIO DA MAMI – Crônicas de uma mamãe blogueira (publicado pela Editora Simplíssimo Livros), colunista no jornal argentino El Pucará (responsável pela Seção Universo Femenino), e Diretora, no Brasil, da Fundação americana “Love and Kindness Project Foundation”.
 


Interlocutores

Ângela Hiluey
Psicóloga; psicoterapeuta credenciada em modelo relacional-sistêmico pela FLAPSI- Federação Latino-americana de Psicoterapia; Presidente da ABRAP- Associação Brasileira de Psicoterapia (gestão 20-; 27-20);  Pós-doutorado em Terapia Familiar e formação como psicoterapeuta sistêmica pela Escola de Terapia Familiar da UAB- Universidade Autônoma de Barcelona-Espanha; Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP-Universidade de São Paulo; Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; formação em psicoterapia psicanalítica para atendimento de crianças e adolescentes pelo IPPIA- Instituto de Psiquiatria e Psicoterapia da Infância e Adolescência; Diretora do CEF- Centro de Estudos da Família Itupeva/SP escola associada a Relates-Rede europeia e latino-americana de escolas sistêmicas, e coordenadora-docente-supervisora dos cursos de Pós Graduação em Especialização e Aperfeiçoamento em Terapia Familiar; professora convidada em diferentes programas de pós graduação por Universidades e Institutos de Formação.
Atalá Correa
Doutor e Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo – USP. Presidente da Seção do Distrito Federal da ADFAS. Professor do Instituto Brasiliense de Direito Público. Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal.
 
 
 
Denise de Souza Ribeiro
Advogada há vinte e oito anos, é Coordenadora e Professora no Curso de Direito do Centro Universitário de Itapira. Foi Secretária Geral e Presidente da Comissão do Projeto Cidadão do Futuro, ambos da 6 ª Subseção da OAB Vinhedo, nas Gestões 20/ e /25. Foi membro da Comissão Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e Assessora da Décima Sétima Turma do Tribunal de Ética e Disciplina em Campinas, ambos da Ordem dos Advogados do Brasil/S.P. no Triênio 26/28. É atualmente 2ª Secretária do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa – IBDPI, Gestão . Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Campinas, bacharelado (87) e licenciatura (88); e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (92). É especialista em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (95) e Mestre em Direito junto à Universidade Metodista de Piracicaba(20).
João Paulo Iotti Cruz
Advogado. Mestrando em Gerontologia pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP). Secretário Geral do Instituto Brasileiro dos Direitos da Pessoa Idosa. Presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa da 33 Subseçãoª da OAB/SP (gestão 20-). Extensão Universitária na modalidade Difusão em Direito do Trabalho pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do CEP (Conselho de Ética e Pesquisa) – Faculdade de Medicina de Jundiaí. Conselheiro e Coordenador do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Jundiaí (gestão 28-20; 20 -).
Vanderlei Palandrani Junior
Professor, Doutorando em Educação, Mestre em Educação Fisica. Atualmente é Gestor do Vitalità – Centro de Longevidade da PUC-Campinas.

Fale conosco
Send via WhatsApp