Associação de Direito de Família e das Sucessões

10 ANOS DE LEI MARIA DA PENHA: LUZ E SOMBRA

Regina Beatriz Tavares da Silva
 
A Constituição Federal, em seu artigo 226, parágrafo 8º, dispõe que o Estado deve criar mecanismos para coibir a violência no âmbito de suas relações. Está aí o fundamento constitucional do combate à violência doméstica.
Neste domingo, 7 de agosto, a Lei Maria da Penha, que cumpriu o comando constitucional, considerada pela ONU uma das mais iluminadas legislações do mundo no combate à violência contra a mulher, completou 10 anos de sua publicação.
A Lei Maria da Penha, cujo escopo é criar mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica contra a mulher, é uma homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que foi agredida pelo marido durante seis anos. Este marido só foi punido depois de dezenove anos de julgamento e cumpriu apenas dois anos de prisão em regime fechado porque essa lei não existia.
A Lei Maria da Penha é importante conquista da mulher brasileira que efetivamente seja vítima de violência, praticada pelo homem que seja ligado a ela por laços de conjugalidade – o marido e o companheiro (o primeiro unido pelo casamento e o segundo pela chamada união estável) – , ou por laços de parentesco, como o irmão, o pai, o filho, o cunhado e até mesmo o namorado ou o ex-namorado que sequer constituiu com ela uma família, mas que tem ou teve com ela uma relação supostamente afetiva e próxima.
A Lei Maria da Penha modernizou nossa legislação, criando mecanismos para a prevenção e a proteção das mulheres, assim como a punição de quem pratica a violência doméstica, considerando esse tipo de violência como uma das formas de violação aos consagrados direitos humanos.
De acordo com a Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.
Os números, porém, não refletem, na prática, a evolução pretendida. Segundo o Mapa da Violência, pesquisa divulgada em 2015 pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso), em uma relação de 83 países, o Brasil ocupa a 5ª colocação como país onde mais ocorrem casos de homicídios femininos. De acordo com a mesma pesquisa, o principal agressor continua sendo o cônjuge ou o companheiro, com 73% dos casos relatados. Já outra pesquisa realizada em 2013 pelo Instituto DataSenado, aponta que 99% das mulheres brasileiras já ouviram falar dessa lei, o que é positivo. No entanto, o número de mulheres que denunciam seus agressores não aumentou na mesma proporção. Somente 35% das mulheres que já sofreram violência doméstica procuraram uma delegacia para formalizar uma denúncia. Aí o lado sombrio, que reside na aplicação dessa lei.
Ademais, de acordo com o Estudo “Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil” realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2013, o índice de mortalidade de mulheres por agressão, que havia caído após a promulgação da lei em 2006, voltou a crescer.
Diversos fatores podem ser apontados para explicar a relutância das mulheres em denunciarem seus agressores, tais como, a manipulação masculina, o medo do agressor, a dependência financeira e afetiva, o desconhecimento de seus direitos, a preocupação com a criação dos filhos, entre outros que se enquadrem no chamado “ciclo da violência doméstica”. Todos estes fatores exemplificam e evidenciam a situação de vulnerabilidade da mulher nesses casos.
No entanto, o quadro está mudando, o que é positivo. Informações que são divulgadas pela mídia, redes sociais, com campanhas etc., têm sido importantes para mudança. Segundo dados do disque denúncia 180, através dessas campanhas, o número de denúncias de violência contra mulheres aumentou 40% entre janeiro e outubro de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. Volta a luz.
É preciso esclarecer que somente a lei não basta. É preciso preparar a sociedade, ao menos para as gerações futuras. São necessários mais trabalhos nas instituições de ensino, em suma, é necessário educar a população desde a mais tenra idade. É importante educar a mulher a denunciar e também o homem a não agredir a mulher.
Também se espera que aumentem cada vez mais os investimentos no Poder Judiciário e no Poder de Polícia, inclusive para que as delegacias especializadas passem a existir em todo o território nacional.
Como frisamos em artigo anterior para este Blog, intitulado “Violência doméstica: risco de banalização da lei”, a lei em tela é um marco na proteção das mulheres agredidas física e moralmente dentro de casa, desde que seja bem utilizada e sejam evitados abusos em sua aplicação, que ocorrem quando existem denúncias falsas que a deturpam e certamente acabarão por banalizar essa tão relevante lei. Aí começam a aparecer sombras, que devem ser evitadas pelas mulheres que fazem mal uso dessa lei.
Em suma, apesar de todos os mecanismos de combate à violência doméstica trazidos pela Lei Maria da Penha, que se coadunam com os ditames constitucionais, muito há ainda por ser feito para que as mulheres realmente vulneráveis sejam efetivamente protegidas.
 

Fale conosco
Send via WhatsApp