Associação de Direito de Família e das Sucessões

WEBINAR INTERNACIONAL – RESPONSABILIDADE SOCIAL E SAÚDE

“RESPONSABILIDADE SOCIAL E SAÚDE é o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA BIOÉTICA EM 2022, inspirado no art.14 da Declaração Universal de Bioética e Direitos Humanos da UNESCO (DUBDH) e na importância de comportamentos responsáveis dos indivíduos em relação à sociedade em que vivem. Engajados na proposta, a ADFAS e o Comitê de Bioética do Real Hospital Português/Instituto Alberto Ferreira da Costa/World Medical Association realizarão, em 19 de outubro de 2022, a partir das 18 horas, WEBINAR INTERNACIONAL sobre a temática nas principais áreas da bioética e do biodireito, em especial em seus aspectos correlatos à família.

Conforme acentua a Presidente da ADFAS, Dra. Regina Beatriz Tavares da Silva, o Biodireito e a Bioética recebem toda a atenção da ADFAS por sua importância e correlação com o Direito de Família. “A temática deste ano anima ainda mais a ADFAS na realização do evento, porque enfatiza os deveres de todos para com a preservação da saúde, a responsabilidade individual e de toda a sociedade na proteção do bem maior de todos nós.“

Para a Presidente da Comissão de Biodireito e Bioética da ADFAS, Dra. Ana Claudia Brandão, o evento tem como objetivo chamar a atenção para a importância de que todos ajam com responsabilidade social quando se trata de saúde individual e coletiva. E completou: “A pandemia deixou evidente algo que todos nós já sabíamos: a necessidade de cooperação e do atuar com responsabilidade e solidariedade por parte de todos os indivíduos para que suas ações, no pretenso exercício da autonomia, não causem danos aos demais. “Essa conscientização deve ser constante e partir do mais próximo núcleo que convivência social, que é a família”.

Dra. Maria do Carmo Lencastre, Diretora do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa e coordenadora da Unidade de Bioética do Real Hospital Português vinculada International Chair in Bioethics (ICB), WMA Cooperating Centre World Medical Association, parceiro da ADFAS, mediante convênio de cooperação técnica, pondera que “a pandemia nos mostrou que a saúde não é apenas um bem individual, mas também um bem comum. Ambos são importantes e precisam ser considerados nas análises e tomadas de decisão. Devemos procurar um equilíbrio que considere o indivíduo e a sociedade. Ficou também claro que os recursos não são infinitos e que devem ser usados com responsabilidade. Este é o desafio que se nos apresenta, sendo a bioética e o biodireito instrumentos essenciais para a busca de soluções”.

Participarão do evento especialistas do Brasil, Argentina, Chile, Cuba e Espanha. Confira abaixo dos temas de cada um deles:

Bioética: saúde e tratamentos experimentais – Dra. Ana Claudia Brandão (Brasil)

Dilemas assistenciais entre a saúde individual e a pública – Dra. Maria do Carmo Lencastre (Brasil)

A maleficência da inseminação caseira – Dra. Regina Beatriz Tavares da Silva (Brasil)

Responsabilidade civil em cuidados paliativos – Dra. Adriana Maluf (Brasil)

Fracasso da “capacidade progressiva” dos menores de idade no direito argentino – Dra. Alicia García de Solavagione (Argentina)

Responsabilidade e vulnerabilidade: o direito da saúde no ponto de vista multidimensional – Dr. Jeyver Rodriguez (Chile)

Bioética clínica e as tomadas de decisões nos conflitos morais – Dr. Josimario Silva (Brasil)

A obrigatoriedade das vacinas e a responsabilidade parental – Dr. Julio Rivera (Argentina)

Pandemia e direitos fundamentais – Dr. Lorenzo Bujosa (Espanha)

Medicina de dados – Dra. Nagila Brito (Brasil)

Programa de medicina familiar em Cuba – Dr. Roberto Cañete Villafranca (Cuba)

A atividade será aberta a todos os interessados. A inscrição pode ser feita abaixo.

Fale conosco
Send via WhatsApp