Associação de Direito de Família e das Sucessões

DRA. KÁTIA BOULOS, DIRETORA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS DA ADFAS, É ENTREVISTADA PELO JORNAL DA 3ª IDADE SOBRE O TRATADO DA PESSOA IDOSA

Leia abaixo a notícia publicada no Jornal da 3ª Idade sobre o lançamento do Tratado da Pessoa Idosa, 2º livro da Série ADFAS/Almedina, bem como a entrevista concedida pela Dra. Kátia Boulos, Diretora de Relações Institucionais da ADFAS e também uma das Coordenadoras da obra:


A Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS) lançou o livro “Tratado da Pessoa Idosa”

A Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS) lançou no último sábado, 5 de agosto, no Consulado Geral de Portugal em São Paulo, o Tratado da Pessoa Idosa (Tratado de la Persona Mayor). Esse é o segundo livro bilíngue (todos os artigos em português e espanhol) da série que a ADFAS vem produzindo com a Almedina – Brasil e Portugal.

A abertura oficial foi realizada virtualmente pelo Excelentíssimo Presidente de Portugal, o Prof. Dr. Marcelo Rebelo de Sousa. O embaixador António Pedro Rodrigues da Silva, Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, esteve presente.

O encontro internacional, com representantes da Argentina, Brasil, Colômbia, México, Peru e Portugal, reuniu fundadores da ADFAS, autores dos capítulos do livro e convidados. Vários deles já tinham participado do Congresso que a entidade realizou em abril de 2021.

A obra foi coordenada pela Presidente Nacional da ADFAS, Dra. Regina Beatriz Tavares da Silva; pela Diretora de Relações Institucionais da entidade, Dra. Kátia Boulos, e pela Presidente da Comissão Espanhola de História do Direito de Família e das Sucessões, Dra. Maria José Bravo Bosch. São textos de 20 professores, de diversos países, sobre os principais temas que envolvem os direitos das pessoas idosas.

São autores do livro: Alicia García de Solavagione; André G. Dias Pereira; Ângela Vidal Gandra Martins; Antônio Costa; Columba Del Carpio Rodriguez; Danilo de Oliveira; Evany Bettine de Almeida; Gema Vallejo Pérez; Graciela Medina; Jaime Meira do Nascimento Junior; José Roberto Sodero Victório; Letizia Casaril; Marcelo Lamy; Marcos Neemias Negrão Reis; Maria José Bravo Bosch; Maria Leoba Castañeda Ribas; Paulo R. Roque A. Khouri; Regina Beatriz Tavares da Silva; Rosa Maria Barreto Borriello de Andrade Nery e Verônica A. da Motta Cezar-Ferreira.

Para saber mais sobre o livro e a importância do evento, o Jornal da 3° Idade conversou com a Dra. Kátia Boulos, advogada e professora universitária.

Jornal da 3ª Idade – Como nasceu a ideia de fazer esse livro?

Dra. Kátia Boulos, Diretora de Relações Institucionais da ADFAS – Fizemos em 2021, ainda vivendo os problemas da pandemia, um Congresso de Direitos da Pessoa Idosa, online, que foi muito bem-sucedido e que naturalmente se transformou nessa obra. O livro chegou com a intenção de dar o enfoque multi e interdisciplinar. A proposta de um olhar mais abrangente para a geração 60+, não só no Direito, não só na Psicologia e não só na Gerontologia. São mais de 600 páginas, com 20 autores, bilíngue, em português e espanhol.

Jornal da 3ª Idade – O congresso de 2021 foi o primeiro?

Dra. Kátia Boulos, Diretora da ADFAS – Não, a ADFAS realiza todo ano. Esse de 2021 foi especial, porque, além de ser no formato virtual, conseguiu reunir todas as nossas comissões internacionais. Ele foi pentagonal, porque aconteceu em 5 universidades da Europa: em duas de Portugal (Coimbra e a Católica do Porto) e em três da Espanha (Salamanca, Vigo e Valência). O primeiro lançamento oficial foi no dia 11 de abril, na Universidade de Coimbra, no primeiro dia do Congresso.

Jornal da 3ª Idade – Quais foram as relações internacionais que a ADFAS ampliou com esse Congresso?

Dra. Kátia Boulos, Diretora da ADFAS – Pudemos criar novas Comissões para somar aquelas que já tínhamos criado. Elas, em geral, são presididas por professores coordenadores dessas instituições.

Jornal da 3ª Idade – No que essas Comissões Internacionais vão se debruçar?

Dra. Kátia Boulos, diretora da ADFAS – Nossa intenção é sempre ter um olhar para a instituição família. Garantir os direitos de todos os integrantes da família. Entendemos a família como um grupo que, unido a outros grupos familiares, todos constituídos pela nossa legislação, formam a sociedade. A proposta da ADFAS é estudar e garantir os Direitos da Família e das Sucessões e também na área do Biodireito.

Fonte: Jornal da 3ª Idade

Fale conosco
Send via WhatsApp

https://www.high-endrolex.com/16