Associação de Direito de Família e das Sucessões

PESQUISA PRONTA DO STJ ABORDA COEXISTÊNCIA DE PATERNIDADES SOCIOAFETIVA E BIOLÓGICA

A página da Pesquisa Pronta disponibilizou cinco novos entendimentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Produzida pela Secretaria de Jurisprudência, a recente edição aborda temas como a coexistência entre a paternidade socioafetiva e a biológica.
O serviço tem o objetivo de divulgar os entendimentos jurídicos do STJ por meio da consulta, em tempo real, sobre determinados temas. A organização dos assuntos é feita de acordo com o ramo do direito ou por meio de categorias predefinidas (assuntos recentes, casos notórios e teses de recursos repetitivos).
Direito civil – Família
Registro civil. Paternidade socioafetiva e biológica. Coexistência. Possibilidade?
A Quarta Turma, em recurso relatado pelo ministro Antonio Carlos Ferreira, destacou que “o registro efetuado pelo pai afetivo não impede a busca pelo reconhecimento registral também do pai biológico, cujo reconhecimento do vínculo de filiação, com todas as consequências patrimoniais e extrapatrimoniais, é seu consectário lógico (REsp 1.551.481)”.
Sempre disponível
A Pesquisa Pronta está permanentemente disponível no portal do STJ. Para acessá-la, basta clicar em Jurisprudência > Pesquisa Pronta, a partir do menu na barra superior do site. ​
Confira aqui os temas de Direito Civil reunidos pela Pesquisa Pronta.
Após acessar o hiperlink acima, a subseção “Registro Civil. Paternidade Socioafetiva e Biológica. Coexistência. Possibilidade?” encontra-se dentro da seção “Família”, na página 2. Ao clicar no hiperlink da subseção, serão disponibilizados 23 acórdãos sobre o tema, dentre os quais se inclui o REsp 1.551.481/MG
 
Fonte: STJ (19/02/2021)

Fale conosco
Send via WhatsApp