Associação de Direito de Família e das Sucessões

TJDFT AFASTA DEVER DE ALIMENTOS DE PAI IDOSO E DOENTE PARA FILHO INCAPAZ

A 7ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, por unanimidade, negou provimento ao recurso interposto por filho incapaz, mantendo a sentença proferida em 1a instancia, que negou pedido de fixação de alimentos, diante da impossibilidade do réu, idoso e doente, em custeá-lo. Diante da decisão proferida, o juiz originário recomendou ao autor dirigir o pleito a parente próximo que detenha capacidade econômica para ajudá-lo.
O autor ajuizou ação de alimentos contra seu genitor, narrando que apesar de contar com 41 anos de idade, é portador de sérios problemas de saúde, o que o impossibilita de prover sua própria subsistência. Assim, alegou que diante dessa situação é dever legal de seu pai arcar com tal ônus, alegando que o mesmo teria capacidade econômica de fazê-lo.
O réu apresentou contestação defendendo que não tem condições para arcar com valores em prol do autor, pois tem mais de 80 anos e possui diversas despesas que comprometem sua renda, tais como custeio de medicamentos para a doença de que é portador (mal de Parkinson), pensão alimentícia para ex-esposa e custeio de despesas de sua filha pré-adolescente.
Inconformado o autor interpôs recurso, mas os desembargadores entenderam que a sentença deveria ser integralmente mantida, visto que: “Restou incontroverso nos autos que a parte autora, embora tenha mais de 40 (quarenta) anos, não possui condições de exercer atividade laborativa que permita seu autossustento, por ser portador de transtornos psiquiátricos graves. No entanto, ficou demonstrado que o réu/genitor, idoso octogenário e portador de doença de Parkinson, não possui condições de fornecer os alimentos pretendidos sem comprometer o seu sustento e de sua família, o que impede o reconhecimento do direito vindicado em atenção ao princípio da proteção integral do idoso e do dever constitucional do Estado de defender a sua dignidade e bem-estar.”

  • Apelação Cível 0708137-05.27.8.07.00

 
Acesse aqui o acórdão.
 
Fonte: Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT (13/08/20)

Fale conosco
Send via WhatsApp