HOMENAGEM DA ADFAS AO PROFESSOR RENAN LOTUFO
Homenagem da ADFAS ao Professor Renan Lotufo
Registramos, com pesar, a morte do Professor Renan Lotufo, ocorrida nesta madrugada em São Paulo.
Renan Lotufo foi Advogado, Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Árbitro, Consultor, Parecerista e Professor, a qualificação da qual mais se orgulhava. Lecionou Direito Civil por muitos anos na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi Professor e Coordenador dos Cursos de Pós-graduação da EPM – Escola Paulista da Magistratura. Fundou o IDP -Instituto de Direito Privado. Formou, com a sua cultura, conhecimento, experiência e inteligência, uma verdadeira escola de Direito Civil, que frutificou com os seus alunos e seguidores. Orientou muitos alunos no mestrado e doutorado. Produziu livros, artigos e coordenou obras de doutrina que agora representam o seu grande legado para a ciência do direito privado.
Homem de personalidade, defendia com vigor as suas ideias, embora sempre estivesse atento a outros pensamentos. Gostava da convivência com seus alunos e não desprezava uma boa conversa, uma história, uma piada, desde que não fosse com o seu “clube do coração”. Afável no trato e determinado no seu mister, revelava uma profunda e sólida formação humanista. A morte do Professor Renan Lotufo, sem dúvida alguma, deixa uma enorme lacuna na ciência do direito civil e nas relações que cultivou durante toda a sua vida.
Irmanamo-nos com os sentimentos da família e de todos os seus amigos e admiradores, e neste momento de profunda tristeza, que confirma a certeza da finitude, outra certeza podemos afirmar, a de que a doutrina e as lições de direito e humanidade do Professor Renan Lotufo continuaram vivas.
Carlos Alberto Garbi
Diretor de Publicações da ADFAS
Regina Beatriz Tavares da Silva
Presidente Nacional da ADFAS