Associação de Direito de Família e das Sucessões

CARTÓRIO REGISTRA AUMENTO DE 51% NA PROCURA POR UNIÃO ESTÁVEL NOS MESES DE ABRIL E MAIO

A pandemia da covid-19 despertou o desejo de muitos casais em formalizarem a união estável e impôs novas formas de celebrar o amor àqueles que foram impedidos de realizar uma cerimônia tradicional. O 15º Ofício de Notas no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, registrou a assinatura de 153 uniões estáveis nos meses de abril e maio deste ano, contra 101 realizadas no mesmo período do ano passado. O número representa um aumento de 51%.
Michelle Novaes, tabeliã substituta do 15º Ofício de Notas, explica que o documento pode ser utilizado para fixar a data do início da união, o regime de bens, bem como para garantir direitos como herança, pensão alimentícia e previdenciária, inclusão em convênios médicos, odontológicos, clubes, entre outros benefícios.
“A maioria dos casais que nos procuram estão formalizando suas relações, porque precisam ter acesso ao plano de saúde. E outros, escolheram simplificar o casamento, adiando cerimônias e optando por morar junto com uma escritura declaratória de união estável“, disse a tabeliã.
União pelo drive-thru
O 15º Ofício de Notas tem inovado na hora do atendimento para resguardar colaboradores e clientes. Na busca por mais segurança, o cartório passou a oferecer todos os serviços no sistema drive-thru. Basta o cliente dirigir até o estacionamento e um funcionário, com máscara face shields e luvas, faz o atendimento. O serviço funciona de segunda a sábado, das 9h às 15h.
Juntos há sete anos, o casal formado pelo motorista Fernando Cascon e pela agente de viagens, Fernanda Nagano, viram a oportunidade de formalizar a união sem correr riscos no drive-thru. “Como faço parte do grupo de risco, devido a um transplante feito há um ano e meio foi preciso cautela. Assim é melhor, que não tem contato e não se expõe tanto”, conta Fernanda.
A ocasião foi perfeita para reafirmar o amor. “Não quero estar só com ela durante a pandemia, mas para o resto da vida. Quando for a hora certa, terá aglomeração, mas o momento é cuidarmos uns dos outros”, disse o motorista.
O casal interessado em formalizar a união estável por escritura pública deve comparecer ao cartório de notas portando os documentos pessoais originais (RG / CPF), e comprovante de residência. Não há necessidade de presença de testemunhas.
 
Fonte: Diário do Rio (11/06/2020)

Fale conosco
Send via WhatsApp