Associação de Direito de Família e das Sucessões

MAIORIA DOS PLS SOBRE ABORTO COM NOVIDADES EM 2021 SUGERE MAIS RESTRIÇÕES

Das 26 propostas legislativas sobre aborto que tiveram alguma movimentação no Congresso em 2021, apenas quatro defendem o direito à interrupção da gravidez. A maioria busca ampliar as restrições à prática, que atualmente só é permitida em casos de estupro, risco de vida da mulher ou anencefalia do feto.

Dez dos projetos falam sobre criminalização, punição e aumento da pena. Cinco pregam a instituição do direito à vida desde a concepção e um aborda a propaganda contra o aborto a partir da criação da Semana Nacional de Celebração da Vida. O restante são projetos de decreto legislativo que respondem a normas e portarias do Executivo.

Portanto, as propostas legislativas majoritárias e favoráveis ao direito à vida estão em consonância ao entendimento da ADFAS e aos argumentos jurídicos contrários à descriminalização do aborto até a 12ª semana, que foram explanados pela Presidente da ADFAS, Dra Regina Beatriz Tavares da Silva, na audiência pública convocada pelo STF, realizada na ADPF nº 442.

Esse posicionamento, inclusive, é reiterado nos mais diversos canais de comunicações, dentre eles, no jornal O São Paulo , em que foram abordados os argumentos trazidos pela associação, a fim de que o Brasil não se espelhe em outros países da América Latina, em que o aborto foi descriminalizado.

 

 

Fale conosco
Send via WhatsApp