Alagoas

Presidente: Dra. Flávia Padilha

Advogada Sistêmica. Advogada atuante há mais de 20 anos de experiência nas áreas de Direito de Família e das Sucessões. Pós-Graduada em Processo Civil pela Universidade Federal de Alagoas. Pós-Graduanda em Direito de Família e das Sucessões, pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Especialização em Planejamento Sucessório. Terapeuta formada pela Escola Dinâmica Energética do Psiquismo – DEP. Consteladora formada pelo Instituto Imensa Vida, com chancela da ABC Sistemas – Associação Brasileira de Constelações Sistêmicas. Formação Básica em Direito Sistêmico, pela Hellinger Schule. Pós-Graduanda em Direito Sistêmico, pela Hellinger Schule. Terapeuta em formação na SCALAR HEART CONECTION, com Stephen Linsteadt. Sócia do escritório Flávia Padilha Advocacia e Consultoria Jurídica.

Vice-Presidente: Dra. Claudia Lopes Medeiros

Bahia

Presidente: Dr. Pedro Barachisio Lisboa

Mestre em Direito das Relações Sociais, com área de atuação em Direito Civil, pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo (PUC). Graduado e pós-graduado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Advogado sócio do Escritório de Advocacia Barachisio Lisboa, sociedade de advogados com mais de 50 anos de atuação no Brasil, especialmente na Bahia. Presidente da Comissão de Apoio às Sociedades de Advogados da OAB/BA e Presidente da Comissão de Direito de Família da OAB/BA.

Vice-Presidente: Dr. Camilo De Lelis Colani Barbosa

Advogado. Professor de Direito Civil da Pontifícia Universidade Católica (São Paulo) e das Faculdades Jorge Amado, Unyanha e FTC(Salvador/BA),Professor do Curso de Especialização Lato Sensu em Direito Civil da UNIFACS – Universidade Salvador, Mestre e Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Ceará

Presidente: Dr. Marcos Duarte

Advogado. Bacharel em Direito pela UNIFOR (Universidade de Fortaleza) e Bacharel em Geografia pela UECE (Universidade Estadual do Ceará), tem especialização em Comunicação Social pela UNIFOR e Ecologia pela UECE, Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais pela UMSA (Universidade Del Museo Social Argentino – 2010. Presidente-Executivo da Revista Jurídica Leis&Letras (2006-2017). Titular no escritório de advocacia Marcos Duarte (desde 2001).  Advogado do sistema O POVO de Comunicação. Colunista do Jornal O POVO (Colunal semanal Direito do Povo). Sócio-fundador da Leis&Letras Editora e Serviços Educacionais LTDA. Professor dos cursos de Especialização em Direito Constitucional e Direito Processual Civil da Universidade Estadual do Ceará – UVA – Disciplinas: Direitos Fundamentais e Direito do Consumidor. Professor da Fundação Escola Superior de Advocacia do Ceará – FESAC. Conselheiro e Presidente da Comissão de Direito de Família da Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Ceará de 2012/2017.

Distrito Federal

Presidente: Dr. Atalá Correia

Possui graduação na Faculdade de Direito pela Universidade de São Paulo (1998) e mestrado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor do Instituto Brasiliense de Direito Público. Membro da Association Henri Capitant des amis de la culture juridique française. Quando advogado, sempre atuou no ramo do direito privado. Como magistrado, têm atuação geral, em direito penal, público e privado.

Vice-Presidente: Dr. Danilo Porfírio

Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e mestrado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professor do Centro Universitário de Brasilia(Uniceub) e professor do Instituto de Direito Público de Brasília. Tem experiência na área de Teoria Geral do Direito, Direito Civil e Filosofia do Direito.

Espírito Santo

Presidente: Dra. Eliana Junqueira Munhós Ferreira

Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais Fundamentais pela Faculdade de Vitória – FDV/ES. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito de Colatina/ES. Possui pós-graduação lato sensu em Direito Civil e Direito Processual Civil pela Universidade Gama Filho/RJ e Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo e pós-graduação lato sensu em Direito do Estado pela Universidade Gama Filho/RJ e Escola da Magistratura do Estado do Espírito Santo. Professora de Direito Civil (Direito de Família) no Curso de Graduação da FDV, Vitória/ES. Professora de Direito Civil (Direito de Família) na Escola Superior da Magistratura do Espírito Santo – ESMAGES. Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Juíza Corregedora (2008/2009). Membro do Colégio Recursal dos Juizados Especiais da Comarca da Capital, integrante da 3ª Turma. Supervisora das Varas da Infância e da Juventude do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (2014/2015). Ouvidora Judiciária do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (2016/2017).

Espírito Santo

Vice-Presidente: Dr. Alexandre Caiado Ribeiro Dalla Bernardina

Mestre em Direito Constitucional, Pós-Graduado em Direito Constitucional e Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor da Graduação e da Pós-Graduação em Direito Civil nas Faculdades Integradas de Vitória (FDV) desde o ano de 2006. Professor Convidado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Procurador do Estado do Espírito Santo desde o ano de 2009. Procurador do Município de Vitória, ES, nos anos de 2007 a 2009. Advogado Associado ao Escritório de Advogados Tauil & Chequer, no período de 2004 e 2005. Advogado Associado ao Escritório de Advogados Aroldo Limonge no período de 2006 a 2011. Advogado Voluntário na APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) da Serra.

Goiás

Presidente: Dr. Sergio Matheus Garcez

Mato Grosso

Presidente: Dra. Jaqueline Cherulli

A Juíza Jaqueline Cherulli tem vasto currículo de dedicação às causas da família, infância, juventude e do Direito Sistêmico. Ingressou na magistratura em 1998, é juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado de Mato Grosso e titular da Terceira Vara de Família e Sucessões da Comarca de Várzea Grande. Tem formação em Direito Sistêmico pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso, formação em mediação pelo NUPEMECPMT, é pós graduanda em Direito Sistêmico pela Hellinnger Schule, tem formação em Constelações Sistêmicas,  e Estruturais e MBA em Poder Judiciário. Dra. Jaqueline Cherulli é integrante do Corpo Docente da Escola da Magistratura Mato-grossense – EMAM, docente da Faculdade Católica de Mato Grosso (SEDAC/MT), da formação Sistêmico no Judiciário da UCS e CELPI. Tem considerável trabalho prestado na temática da família, infância e juventude, a exemplo da guarda compartilhada e alienação parental. Coach formada e certificada pela Academia Internacional de Coaching Integrativo Sistêmico. Criadora e Coordenadora das Oficinas de Direito Sistêmico do NUPEMECPLMT (aplicando constelações Sistêmicas, estruturais e organizacionais). A magistrada é Palestrante e oradora em vários eventos importantes ligados às áreas destacadas e também é idealizadora dos painéis de frases sistêmicas e das cartilhas da Guarda Compartilhada e do Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes, distribuídas pelo TJMT. É uma defensora dos direitos da família, das crianças e dos adolescentes com olhar amoroso a partir da abordagem sistêmica.

 

Vice-Presidente: Dr. Rodrigo Barbosa de Abreu

Mato Grosso do Sul

Presidente: Dra. Lauane Andrekowisk Volpe Camargo

Doutora em Direito pela pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Mestre em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Graduada em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (1997). Professora de Direito Civil da graduação e pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco. Advogada titular do escritório Volpe Camargo Advogados Associados.

Minas Gerais

Presidente: Dr. Ibrahim Fleury de Camargo Madeira Filho

Juiz de Direito de Entrância Especial em Uberlândia. Mestre em Direito Civil pela PUC-SP, sob orientação da Profa. Dra. Maria Helena Diniz, sendo que nessa instituição também cursou pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil (especialização – COGEAE). Cursou estudos sobre processo civil na Itália em 2017. Professor da PUC-Minas (Cursos de Pós-Graduação lato sensu) e da Faculdade Direito UNA/Anima de Uberlândia. Palestrante em instituições jurídicas como EJEF (Escola Judicial Des. Edésio Fernandes) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, durante curso de formação de magistrados, e Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Portugal (Jornadas de Direito de Família e das Sucessões). Autor de livro, capítulos de livros e artigos em revistas especializadas, publicados pelas Editoras Saraiva, Revista dos Tribunais/Thomson Reuters, Noeses, UNIUBE e outras. Além de ser Diretor Estadual da ADFAS, é membro das seguintes entidades jurídico-científicas: IBDP – Instituto Brasileiro de Direito Processual; IBDCivil – Instituto Brasileiro de Direito Civil, IDP – Instituto de Direito Privado, e UJUCASP – União dos Juristas Católicos de São Paulo. Aprovado em concurso para Professor da UFU – Faculdade de Direito – em 1º lugar (2016/17) – optou por adiar a posse no cargo por razões pessoais.

Pará

Presidente: Dra. Maria Avelina Hesketh
Vice-Presidente: Dra. Ana Carolina Lobo Gluck Paul

Paraíba

Presidente: Dra. Anna Carla Lopes

Pernambuco

Presidente: Dr. Flávio Henrique Ramos dos Santos

Advogado. Sócio Fundador do tradicional escritório FHS Advocacia e Consultoria

Vice-Presidente: Dr. Venceslau Tavares Costa Filho

Advogado. Especialista, Mestre e Doutor em Direito Civil pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Professor de Direito Civil da Universidade de Pernambuco – UPE, e da Faculdade Metropolitana da Grande Recife. Professor Colaborador do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UFPE. Professor Permanente dos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPE. Membro efetivo da Associação Norte-Nordeste de Professores de Processo – ANNEP. Diretor da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pernambuco.

Piauí

Presidente: Dra. Andrea Melo de Carvalho

Especialista em Direito Processual pela UFSC. Mestre em Direito Constitucional pela UFC; Doutora em Geografia pela UNESP. Defensora Pública titular da 1ª Vara de Famílias e Sucessões de Teresina. Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Professora efetiva do Instituto Federal do Piauí – IFPI. Voluntária no Projeto “Oficina de pais e filhos” do CNJ implantado na Defensoria Publica do Piauí para ajudar os casais e seus filhos no processo de ruptura das entidades familiares.

Rio de Janeiro

Presidente: Dra. Andreia Soares Calçada

Rio Grande do Norte

Presidente: Dr. Hudson Palhano de Oliveira Galvão

Possui graduação em Direito pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), mestrado em Direito constitucional e garantia de direitos também pela UFRN (2010), e é doutorando em Direito, com especialidade em ciências jurídico-políticas, pela FDUL – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Ademais, é diplomado na ESG – Escola Superior de Guerra, pela conclusão do CSUPE – Curso Superior de Política e Estratégia (2013). É membro do IPDEC – Instituto Potiguar de Direito, Desenvolvimento e Cidadania, no qual exerce a Vice-Presidência. É Diretor – Presidente da ADFAS – Associação de Direito de Família e das Sucessões no Estado do Rio Grande do Norte. É membro da UJUCASP – União dos Juristas Católicos de São Paulo. É membro do IDASF – Instituto de Direito Administrativo Seabra Fagundes. É membro do Grupo de Pesquisa Direito Administrativo Brasileiro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como é membro do GPDAC – Grupo de Pesquisa em Direito Administrativo e Constitucional, e é líder do GTDEC – Grupo de Pesquisa em Teoria Geral do Direito e Estudos Clássicos, ambos na UFERSA. É advogado, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Estado do Rio Grande do Norte, e é Professor Efetivo do Curso de Direito da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi – Árido (Campus Central, Mossoró/RN).

Vice-Presidente: Dra. Grazielly Fontes

Grazielly dos Anjos Fontes possui graduação em Direito pela UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2006.2), especialista em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2008), mestrado em Direito Constitucional e Garantia de Direitos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN (2010), e é doutorando em Direito, com especialidade em ciências jurídico-políticas, pela FDUL – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Portugal. É editora da Revista Juris Rationis da Editora UNP. É Vice-Presidente da ADFAS – Associação de Direito de Família e das Sucessões no Estado do Rio Grande do Norte. É membro do IDASF – Instituto de Direito Administrativo Seabra Fagundes. É membro do Grupo de Pesquisa Direito e Desenvolvimento da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte UERN. Brasileiro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção do Estado do Rio Grande do Norte. É Professora de Direito da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Potiguar/UNP e Faculdade Maurício de Nassau.

Santa Catarina

Presidente: Dr. Joel Dias Figueira Junior

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1982) e em Administração e Gerência pela UDESC-ESAG (1977/79). Pós-doutor pela “Università D’egli Studi di Firenze (2012). Doutor em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Mestre em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). Especialista em Direito Civil e Processual pela “Università D’egli Studi di Milano (1990). Membro integrante da Quarta Câmara de Direito Civil do TJSC. Presidente da Comissão do Fundo de Reaparelhamento da Justiça (2014/2016). Desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Desembargador substituto do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (a partir de 2005). Juiz titular da 2ª Vara Cível da Comarca de Joinville e Presidente da 5 ª Turma Recursal (junho/99-março/03). Juiz de Direito (Titular da entrância especial). Ex-secretário Jurídico do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (1983/1984). Membro do Instituto Ibero-americano de Direito Processual, do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP, do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor – BRASILCON, do Instituto dos Magistrados do Brasil e do Instituto de Ciências Jurídicas – INCIJUR. Membro do Conselho Consultivo da Corte Catarinense de Mediação e Arbitragem (1998/2000), do Conselho Editorial da Revista Bonijuris, da Comissão de Revisão do novo Código Civil como assessor da Relatoria-Geral da Comissão Especial da Câmara dos Deputados e da Academia Brasileira de Direito Civil. É componente do Conselho Editorial da Academia Judicial.

Vice-Presidente: Dra. Christiane Egger Catucci

Graduada em Direito pela Faculdade Estácio de Sá – Santa Catarina (2007). Cursou 3 anos do Curso de Administração de Empresas na Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Cornélio Procópio (Faficop). Professora Substituta da Disciplina de Prática Jurídica na Universidade Federal do Estado de Santa Catarina (UFSC). Membro Integrante da Comissão de Mediação e Arbitragem da Ordem dos Advogados do Brasil de Santa Catarina. Possui curso de Formação de Base em Mediação Familiar (UFSC), de Qualificação de Mediadores e Árbitros (Corte Catarinense) e de Capacitação Básica em Mediação e Arbitragem (CBMAE). Advogada.

São Paulo Interior

Presidente: Dr. André Gonçalves Fernandes

Graduado cum laude pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Mestre e Doutorando em Filosofia e em História da Educação pela UNICAMP. Juiz de direito titular de entrância final. Pesquisador do grupo Paideia, na linha de ética, política e educação (DGP – Lattes) e professor-coordenador de metodologia jurídica do CEU Escola de Direito. Coordenador do IFE Campinas. Juiz Instrutor e articulista da Escola Paulista da Magistratura. Colunista do Correio Popular de Campinas, com especialidade na área de Filosofia do Direito, Deontologia Jurídica, Estado e Sociedade. Experiência profissional na área de Direito, com especialidade em Direito Civil, Direito e Sociologia da Família, Direito do Estado, Deontologia Jurídica, Filosofia do Direito e Hermenêutica Jurídica. Consultor da Comissão Especial de Ensino Jurídico da OAB. Coordenador Estadual (São Paulo – Interior) da Associação de Direito de Família e das Sucessões (ADFAS). Membro da Escola do Pensamento do IFE (www.ife.org.br), do Comitê Científico do CCFT Working Group (Diálogos entre Cultura, Ciência, Filosofia e Teologia), da União dos Juristas Católicos de São Paulo (UJUCASP) e da Comissão de Bioética da Arquidiocese de Campinas. Detentor de prêmios em concursos de monografias jurídicas e de crônicas literárias. Autor de livros publicados no Brasil e no Exterior e de artigos científicos em revistas especializadas. Titular da cadeira nº30 da Academia Campinense de Letras.