Associação de Direito de Família e das Sucessões

Presidente

Regina Beatriz Tavares da Silva

Pós-Doutora em Direito da Bioética pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – FDUL. Doutora e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Fundadora da Associação de Direito de Família e das Sucessões – ADFAS. Titular da Cadeira n. 39 da Academia Paulista de Letras Jurídicas – APLJ. Membro do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO SP e do Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais – CEBEPEJ. Diretora de Relações Institucionais da União dos Juristas Católicos de São Paulo – UJUCASP. Membro da Comissão Especial de Assessoria à Relatoria Geral do Projeto do atual Código Civil, na Câmara dos Deputados. Participou de outros projetos legislativos, como o Projeto de Lei do Novo Código de Processo Civil. Coordenadora e Palestrante em vários Cursos, Congressos e Jornadas realizados no Brasil e em outros países. Autora, Coautora e Coordenadora de vários livros e artigos. Sócia fundadora do escritório de advocacia Regina Beatriz Tavares da Silva Sociedade de Advogados (www.reginabeatriz.adv.br). Atua na área do Direito Civil, com ênfase em Direito de Família, Direito das Sucessões, Direitos da Personalidade e Responsabilidade Civil, assim como na área do Biodireito.

Vice-Presidente

Carlos Alberto Garbi

Consultor e advogado. Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra em ciências jurídico-empresariais. Mestre e Doutor em Direito Civil pela PUC-SP.  Professor e Chefe do Departamento de Direito Privado e Social das FMU/SP – Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo. Desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo. É Professor também da EPM – Escola Paulista da Magistratura e Professor convidado da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado e da EPD – Escola Paulista de Direito. Membro da Ordem dos Advogados do Brasil – SP. Coordenador da RDFAS – Revista de Direito de Família e das Sucessões. replica rolex deepsea

Diretora Científica

Maria Cristina Zucchi

Desembargadora no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Membro do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo. Mestre em Direito Constitucional Comparado pela Universidade Samford (2000) e Doutora em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2005). Atuação acadêmica em Direito Constitucional, Soluções Alternativas de Conflitos e Direito de Empresa.

Diretora de Relações Institucionais

Kátia Boulos

Advogada. Graduada e pós-graduada pela Faculdade de Direito da USP. Professora Universitária. Consultora nas áreas do Direito de Família e das Sucessões, com atuação interdisciplinar e interinstitucional em políticas públicas na defesa dos direitos da Mulher, Criança, Adolescente e Pessoa Idosa. Conselheira no Conselho Estadual da Condição Feminina da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania de São Paulo (2021/2025). Membro Consultora da Comissão Permanente Estadual da Mulher Advogada da OAB SP (2022/2024). Membro Fundadora e Diretora Nacional de Relações Institucionais da Associação de Direito de Família e das Sucessões – ADFAS (2019/2021). Assessora Especial em Direito de Família e Sucessões, em nível nacional (2020/2023) e estadual por São Paulo (2017/2020) da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). Membro Titular do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica – Comissão de São Paulo (ABMCJ SP – 2020/2023). Membro Titular do Conselho Deliberativo do Bem Querer Mulher – Programa de proteção e empoderamento das Mulheres Vítimas de Violência (BQM/INDES). Diretora Nacional do Instituto Justiça de Saia, da qual é membro desde a fundação (2019). Membro Consultora em nível nacional do Projeto Justiceiras, desde a fundação (2019). Coordenadora Nacional da VIRADA FEMININA e do GT Enfrentamento à Violência contra a Mulher, desde 2019, dos quais é membro desde a fundação (2017). Conselheira Estadual e Presidente da Comissão Permanente Estadual da Mulher Advogada por duas gestões consecutivas, e Membro fundadora e Vice-Presidente da Comissão Estadual Especial de Direito de Família e Sucessões da OAB SP por três gestões consecutivas (até 2018). Membro Efetivo do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) desde 1995.

Diretores Adjuntos

Bruno de Ávila Borgarelli

Doutorando em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Direito pela USP e advogado.

Luiz Fernando Afonso Rodrigues

Advogado. Mestre em Direto Civil pela PUC-SP. Pós-graduação lato sensu em Direito Processual Civil pela ESA SP. Professor universitário em Cursos de Pós-graduação na UNISANTA e de Graduação na UNIP, ESAMC e UNISANTA, nas disciplinas de Prática Processual Civil, e Direito de Família e Sucessões. Autor da obra Tutela de Urgência no Direito de Família, editora Quartier Latin. Presidente da OAB Santos gestão 2016-2018. Conselheiro Estadual da OAB SP gestões 2013/2015 e 2010/2012.

Diretora de Relações Interdisciplinares

Verônica A. da Motta Cezar-Ferreira

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Bacharel em Direito pela FADUSP. Formação psicanalítica e sistêmica. Membro dos iniciadores da Mediação – Brasil. Consultora da CDFAM-OAB/SP. Professora de Cursos da Escola Paulista Magistratura, versando sobre Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos; de Curso de Terapia Familiar da PUC/SP, sobre Introdução ao Direito de Família, desde 1997. Coordenadora de Curso na ESA. Introdutora da Visão Psicojurídica no Direito de Família. Membro do Conselho de Educadores da Escola de Pais Brasil, desde 1994. Vice-presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar. Membro do Conselho Deliberativo e Científico da Associação Brasileira de Terapia Familiar. Psicoterapeuta individual, de casal e de família. Mediadora. Perita. Consultora psicojurídica de família. Advogada e Psicóloga.

Diretor de Relações Internacionais

Atalá Correia

Doutor e Mestre em Direito Civil pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo. Presidente da Seção do Distrito Federal da ADFAS. É professor do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Diretor de Jovens Acadêmicos

Marcel Edvar Simões

Mestre e Doutorando em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP. Professor de Direito Civil na Universidade Paulista. Professor e Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral da Faculdade de Direito do Instituto Brasileiro de Ensino – IDP/São Paulo. Procurador Federal junto à Advocacia-Geral da União. Procurador-Chefe Substituto do INCRA em São Paulo. Ex-Diretor de Desafios Sociais no Âmbito Familiar da Secretaria Nacional da Família – Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Membro fundador da ADFAS. Membro do Instituto Brasileiro de Responsabilidade Civil (IBERC). Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP).

Diretor de Assuntos Legislativos

Caio Morau

Doutorando, Mestre e Bacharel em Direito pela USP, com um ano da graduação cursado na Universidade de Paris. Professor de Direito Civil e Direito Empresarial da Universidade Católica de Brasília. Assessor jurídico no Senado Federal, advogado e árbitro (Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada – CAMES). Organizador da obra “História e Futuro do Direito Brasileiro” e autor do livro “Casamento e Afetividade no Direito Brasileiro”, ambos publicados pela Editora LiberArs.

Diretor Financeiro

Sandro Mastrobuono

Advogado. Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo. Contabilista pela Fundação Escola de Comércio Alvares Penteado. Tem fluência nos idiomas inglês e espanhol e sólida vivência internacional em continentes como América do Norte, América Latina, Europa e Ásia na gestão de atividades e projetos voltados à área Econômico-Financeira, em Operações Comerciais, Planejamento Estratégico, Fusões e Aquisições, Tecnologia e Sistemas de Informação.

Fale conosco
Send via WhatsApp