Dra. Maria Cristina Zucchi

Diretora Científica

Desembargadora no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Mestre em Direito constitucional comparado pela Universidade Samford (2000) e doutorado em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (2005). , atuando academicamente nos seguintes temas: direito de empresa/ direito constitucional

Dr. Alexandre Alves Lazzarini

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995). É Professor Assistente 1 na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, desde março de 2001. Foi Professor da Escola Paulista da Magistratura, onde também exerceu a função de Juiz Formador (orientação para Juízes Substitutos em início na carreira da Magistratura). Foi Professor Assistente Mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo até dezembro de 2005. Juiz de Direito do Estado de São Paulo desde 1988. Desde agosto de 2013 exerce o cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, com assento na 9ª Câmara de Direito Privado. Foi Juiz de Direito Titular da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo e Juiz Diretor do Fórum João Mendes Júnior, em São Paulo

Dr. Álvaro Augusto dos Passos

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1980) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é associado – Cominidade de Juristas de Língua Portuguesa, professor dir. internacional público da Fundação Armando Álvares Penteado, professor de dir. constitucional da Fundação Armando Álvares Penteado, professor de direito financeiro da Fundação Armando Álvares Penteado, professor de ciência política da Fundação Armando Álvares Penteado, professor titular da Fundação Armando Álvares Penteado, professor de instituições de direito da Fundação Armando Álvares Penteado, magistrado – Tribunal de Justiça de São Paulo – Desembargador – Tribunal de Justiça de São Paulo. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ciência Política

Antônio Carlos Malheiros

Graduado em Direito pela Universidade de São Paulo (1973) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, professor titular da Faculdade de Direito Padre Anchieta, professor titular de direito das Faculdades Integradas Rio Branco, conferencista da Polícia Militar do Estado de São Paulo, OAB/SP, COGEAE-PUC-SP e Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Estado (Direito Constitucional, Direitos Humanos e Direito de Família).

Dr. Antonio Elias de Queiroga

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (1962). Atualmente é professor títular do Centro Universitário de João Pessoa.

Dr. Carlos Alberto Dabus Maluf

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1970), Especialista em Direito de Família e das Sucessões, mestrado em Direito pela Universidade de São Paulo (1979), doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1984) e Livre-Docência de Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professor Titular no Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Chefe do Departamento de Direito Civil da Faculdade de Direito da USP, no período de 2011 a 2015. Participa da Comissão de juristas criada pelo Deputado Ricardo Fiuza, para apresentar sugestões de modificações ao Código Civil de 2002. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Código Civil, Condomínio, Condomínio Edilício e Propriedade.

Dr. Eduardo de Oliveira Leite

Doutor em Direito Internacional Privado – Faculdade de Direito da Universidade de Paris/França; Pós-doutor em Direito de Família, pelo “Centre du Droit de la Famille”, da Universidade “Jean Moulin ” – Lyon/França. Professor Titular na Faculdade de Direito da UFPR e da UEM, no Paraná. Professor Adjunto de Direito Civil na UTP. Membro do IAP do Paraná e da Academia Paranaense de Letras Jurídicas. Advogado familiarista.

Dra. Fátima Nancy Andrighi

Ministra do Superior Tribunal de Justiça, a partir de 27/10/1999. Membro da Corte Especial. Membro do Conselho de Administração. Corregedora Nacional de Justiça. Bacharela em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1975. Pós-Graduada lato sensu pela Universidade do Vale dos Sinos/RS, 1976, e pelo Centro Unificado de Brasília – CEUB, com defesa de tese, 1983. Pós-Graduada em Direito Privado pela Universidade Católica de Brasília, 1998. Doutoranda em Direito Civil pela Universidade de Buenos Aires. Mestre em Mediação pelo Instituto Universitaire Kurt Bosch (Suíça). Professora universitária e das Escolas de Magistratura e Advocacia do Distrito Federal.

Dr. Gilberto Haddad Jabur

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP, onde é Professor em Direito Civil e participante do Núcleo de Pesquisa em Direito Civil Comparado na pós-graduação. Professor no Instituto Internacional de Ciências Sociais – IICS e na Escola Superior de Advocacia da OABSP. Associado efetivo Instituto dos Advogados de São Paulo – IASP, do qual foi Diretor Cultural. Membro da União dos Juristas Católicos de São Paulo – UJUCASP. Presidente da Cátedra de Família, associada à Faculdade de Direito da PUC-SP, Membro do Instituto Brasileiro de Direito Privado.

Dr. Ives Gandra da Silva Martins

Professor emérito das Universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do CIEE/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME e Superior de Guerra – ESG. Professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia). Doutor Honoris Causa da Universidade de Craiova (Romênia) e PUC-PR e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal). Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO/SP. Fundador e presidente honorário do Centro de Extensão Universitária – CEU/ Instituto Internacional de Ciências Sociais-IICS e acadêmico de 31 Academias, entre elas: Academia Paulista de Letras; Academia Paulista de Educação; Academia Paulista de História; Academia Brasileira de Letras Jurídicas; Academia Brasileira de Direito Tributário; Academia Brasileira de Direito Constitucional; Academia Brasileira de Filosofia; Pen Clube; Academia Internacional de Direito e Economia e Academia Internacional de Cultura Portuguesa (Lisboa) (Correspondente).

Dra. Ivette Senise Ferreira

Diretora de Relações Institucionais

Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (1957) e Doutorado em Direito pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal.

Dra. Maria Garcia

Professora Associada Livre-Docente – PUC /SP. Coordenadora do Programa de Direito Constitucional da Pós-Graduação /PUC-SP. Membro da Comissão de Bioética / HCFMUSP e do Instituto dos Advogados de São Paulo/IASP. Vice – Presidente do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP) no triênio 2016 – 2018. Procuradora do Estado de São Paulo. Ex-Assistente Jurídico da Reitoria da USP. Membro-fundador e atual Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC). Coordenadora da Revista de Direito Constitucional e Internacional Editora Revista dos Tribunais). Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas (Cadeira Enrico T. Liebman). Membro do Conselho Superior de Direito da Federação do Comércio – FECOMERCIO.

Dr. Nelson Nery Jr

Doutor em Direito pela PUC-SP/Brasil e pela Universität Friedrich-Alexander Erlangen-Nürnberg/Alemanha. Professor Titular na PUC-SP. Professor Titular na UNESP. Coordenador do Núcleo de Direitos Difusos e Coletivos do Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-SP. Professor colaborador permanente do Centro de Extensão Universitária e professor colaborador permanente do Instituto Brasiliense de Ensino e Pesquisa. Membro da Academia Paulista de Direito e da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Árbitro em arbitragens nacionais e internacionais. Sócio fundador do escritório de advocacia Nery Sociedade de Advogados.

Dra. Rosa Maria de Andrade Nery

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade de Taubaté (1977), Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), Livre-Docente em Direito Civil pela PUC-SP (2004). Atualmente é professora assistente-doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro do Corpo de Árbitros da Câmara de Arbitragem da FIESP. Foi professora visitante da Friedrich-Alexander Universität – Erlangen-Nürnberg (1985/1986), na Cátedra de Direito Constitucional do Professor Reinhold Zippelius. É Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (2005 – 2015 – atuou na 34a. Câmara de Direito Privado). Foi membro do Ministério Público do Estado de São Paulo (1979-1999) e Juíza do 2.o Tribunal de Alçada Civil de São Paulo (1999-2005). Membro da Academia Paulista de Direito, Academia Paulista de Letras Jurídicas e da União dos Juristas Católicos de São Paulo, da Associação de Direito de Família e Sucessões e da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia.Tem experiência na área do Direito Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Efetividade do Direito Privado e liberdades civis, direito civil, direito natural, direito de personalidade, contratos, responsabilidade civil, direito de família proteção de dados e proteção do patrimônio mínimo, bem como em Direito Processual Civil, Direito Constitucional, Direito do Consumidor.

Verônica A. da Motta Cezar-Ferreira

Diretora de Relações Interdisciplinares

Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela FADUSP. Formação psicanalítica e sistêmica. Membro dos iniciadores da Mediação – Brasil. Consultora da CDFAM-OAB/SP. Professora de Cursos da Escola Paulista Magistratura, versando sobre Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos; de Curso de Terapia Familiar da PUC/SP, sobre Introdução ao Direito de Família, desde 1997. Introdutora da Visão Psicojurídica no Direito de Família. Membro do Conselho de Educadores da Escola de Pais Brasil, desde 1994. Psicoterapeuta individual, de casal e de família. Mediadora. Perita. Consultora psicojurídica de família. Advogada e Psicóloga.