Associação de Direito de Família e das Sucessões

ASSOCIADOS HONORÁRIOS

Alicia García de Solavagione

Doutora em Direito e Ciências Sociais pela Universidade Nacional de Córdoba. Especialista em Direito de Família pela Universidade Nacional de Córdoba. Mediadora pela Escola de Mediadores do Ministério da Justiça da Nação Argentina. Fiscal nas áreas Civil, Comercial e Trabalhista do Poder Judiciário de Córdoba. Fiscal da Câmara do Foro de Família, em distintos períodos, do Poder Judiciário de Córdoba. Professora Titular por concurso de “Direito Privado VI – Família e Sucessões” da Faculdade de Direito da Universidade de Córdoba. Membro do Instituto de Direito Civil da Academia Nacional de Direito e Ciências Sociais de Córdoba. Integrante de diversos Projetos de Investigação avaliados pela Secretaría de Ciência e Técnica da Universidade Nacional de Córdoba. Membro da Comissão de análise do projeto de unificação do Código Civil e Comercial da Nação Argentina, em matéria de Direito de Família, na Academia Nacional de Direito e Ciências Sociais de Córdoba. Membro pleno da Academia Iberoamericana de Derecho de Familia y de las Personas. Membro da International Society Of Family Law. Investigadora Categoria IV, no Programa de Incentivos de Docentes Investigadores de Universidades Nacionales. Docente da Carreira de Doutorado na Faculdade de Direito da Universidade de Córdoba. Docente da Carreira de Especialização em Direito de Família na Facultadade de Direito da Universidade de Córdoba. Professora dos Cursos: “Derecho Procesal Sucesorio”, “La Protección Social de la Familia”, “Teoría General Alimentaria” e “Los Acuerdos Prenupciales, Matrimoniales y Pactos de Convivencia”, na Faculdade de Direito da Universidade de Córdoba. Professora de Mestrado em Direito Privado Patrimonial da Faculdade de Direito da Universidade de Córdoba. Orientadora de teses e membro de bancas de doutoramento, nacionais argentinas e internacionais.

André Dias Pereira

Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Diretor do Centro de Direito Biomédico; Investigador Integrado do Instituto Jurídico – FDUC; Investigador colaborador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra – CEIS20 (afeto ao Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia); Investigador colaborador do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos; Membro fundador do Laboratório de Ética Aplicada, sediado no Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos; Fellow do European Centre of Tort and Insurance Law; Associado Internacional do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC);  Membro do Conselho Redatorial da Revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC); Membro do Conselho Redatorial da Revista Lex-Medicinae – Revista Portuguesa de Direito da Saúde (desde junho de 24), tendo sido seu Secretário (de 2003 a 24); Membro do Conselho Editorial Científico dos Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (desde 26); Membro do Conselho Redatorial da Revista do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) (desde 28); Membro do Advisory Board da Portuguese Law Review (27) – PoLaR; Curador da Fundação Portuguesa “A Comunidade Contra a SIDA” (desde 2005); Presidente da Comissão de Ética da AIBILI (Association for Innovation and Biomedical Research on Light) (desde 27, tendo sido seu Vice-Presidente desde 2005); Membro da Comissão de Ética do Instituto Politécnico de Coimbra (20-); Prof. convidado do Summer Course on European Private Law da Universidade de Salzburg (Áustria) (desde 2003); Membro do Comité de Bioética da Sociedade Portuguesa de Genética Humana (desde 2009); Membro do Órgão Responsável de Bem-estar e Ética Animal do i3S, no Porto (26-20); Membro do Conselho Científico-Pedagógico do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (26- e 20-); Membro, eleito pela Assembleia da República, para o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (25), tendo sido seu membro (suplente), eleito pela Assembleia da República; Governor da World Association for Medical Law (20-28); Treasurer e Membro do Executive Committee da World Association for Medical Law (de a 26); Membro da Comissão de Revisão da Lei de Bases da Saúde n.º 48/90, de de agosto, (1 de Fevereiro de 28 – outubro de 28); Membro do Instituto de Direito Comparado Luso-Brasileiro (desde 25); Membro da European Association on Health Law; Membro da Associação Internacional de Direito Comparado.

Columba del Carpio Rodríguez

Doutora pela Universidade de Granada (Espanha). Mestre em Direito Constitucional e Tutela Jurisdicional pela Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa (Peru). Docente Principal de Pré e Pós Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Nacional de San Agustín de Arequipa (Peru). Docente da Academia de Magistratura do Peru. Ex-juiza da Corte Suprema da República do Peru. Membra da Rede Latino-Americana de Antropologia Jurídica e membra da Academia Iberoamericana de Direito de Família e das Pessoas.

Cristina Manuela Araújo Dias

Professora associada com agregação da Escola de Direito da Universidade do Minho. Diretora da Escola de Direito da Universidade do Minho. Licenciada em Direito pela Universidade do Minho. Mestrado em Ciências Jurídico-Civilísticas na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutoramento em Ciências Jurídico-Civilísticas na Universidade do Minho. Colaboradora em Pós-Graduações e Mestrados na área do Direito da Família e Direito das Crianças e Jovens no Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e na Universidade Católica do Porto. Colaboradora permanente da Lex Familiae – Revista Portuguesa de Direito da Família. Autora de várias referências monográficas e periódicas nacionais e internacionais no âmbito do Direito da Família e Sucessões. Participante em conferências nacionais e internacionais. Associada da Associação Jurídica de Braga. Associada do Centro de Direito da Família de Coimbra. Membro do Conselho Consultivo da Revista Scientia Iuridica. Associada do Instituto de Direito Judiciário – Ius Dicere. Membro do Conselho de Redação dos Cadernos de Direito Privado.

Graciela Medina

Professora Titular da Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires. Vice-presidente e fundadora da Academia Ibero-americana de Direito da Família e das Pessoas. Doutora em Ciências Jurídicas e Sociais. Presidente da Asociación Argentina de Derecho Comparado. Diretório de Mestrado em Direito de Família da Universidade de Palermo.

Guillermo Borda

Law Enteurer da Universidade de Salvador (USAL) e da Universidade Nacional de Lomas de Zamora (UNLZ). Ex-Professor Adjunto da UBA, Museu Social Argentino e Ex-Professor da Universidade Católica de Salta. Diretor do Instituto de Direito Civil da Universidade Nacional de Lomas deZamora. Membro do Conselho Acadêmico da Universidade de El Salvador(USAL). Diretor do Journal of Civil Law da Universidade de El Salvador.   Membro da Academia Nacional de Direito do Peru. Prof. Honorário das Universidades de San Agustín e Santa María de Arequipa e das Universidades: San Pedro, Alas Peruanas e Inca Garcilaso de la Vega, todas elas da República do Peru. Membro do Tribunal de Justiça de CABA, períodos 24/28 e 28/. Autor do “Estado em inadimplência (Consolidação da dívida pública interna e a chamada ‘lei do vínculo’)”Ed, Abeledo-Perrot, Bs. As. “A pessoa jurídica e a execução do véu corporativo”. Abeledo-Perrot, Bs.” Manual de Direito Privado”, coautoria com Alejandro Borda e Delfina Borda. Ed. A Lei, Bs. As. “A Lei da Família e das Pessoas – entre o direito dado e o direito projetado”. Córdoba. Direito Civil,Partido Geral, Ed. A Lei, Bs. As. 28.8. (três edições).  Direito Civil da Família, Ed. A Lei, Bs. As. 28. É autor de inúmeras colaborações bibliográficas e mais de 80 artigos em revistas nacionais e estrangeiras. Ele lecionou em Universidades, Congressos e Dias de Direito, tanto em nosso país quanto no exterior.  Foi membro do Conselho de Administração da Ordem dos Advogados do Brasil da Capital Federal em 2004 e 2006/2008 e da Assembleia de Delegados de 20 até hoje.

Ives Gandra da Silva Martins

Conselheiro Científico da Associação de Direito de Família e Sucessões (ADFAS). Professor emérito das Universidades Mackenzie, Unip, Unifieo, UniFMU, do CIEE/O Estado de São Paulo, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME e Superior de Guerra – ESG. Professor honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martin de Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia). Doutor Honoris Causa da Universidade de Craiova (Romênia) e PUC-PR e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal). Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO/SP. Fundador e presidente honorário do Centro de Extensão Universitária – CEU/ Instituto Internacional de Ciências Sociais-IICS e acadêmico de 31 Academias, entre elas: Academia Paulista de Letras; Academia Paulista de Educação; Academia Paulista de História; Academia Brasileira de Letras Jurídicas; Academia Brasileira de Direito Tributário; Academia Brasileira de Direito Constitucional; Academia Brasileira de Filosofia; Pen Clube; Academia Internacional de Direito e Economia e Academia Internacional de Cultura Portuguesa (Lisboa).

Juan Obarrio

Professor da Universidade de Valencia na área de conhecimento do “Direito Romano”. Graduação em Geografia e História; Licenciatura em Direito e atribuição extraordinária de Licenciatura; e Doutor pela Universidade de Alicante. Foi Professor de Direito Romano na Universidade CEU San Pablo Elche de 94 a 97; e na Universidade de Valencia desde 97, cargo que ocupa atualmente juntamente com o cargo de Diretor do Departamento de Direito Romano e Eclesiástico do Estado. Ele também atuou como Professor Associado de História do Direito em Alicante de 95 a 97. É autor de 20 monografias e manuais de Direito Romano.

Lorenzo Bujosa

Professor Catedrático de Direito Processual na Universidade de Salamanca. Graduado e Doutor pela Universidade de Salamanca. Membro da International Association of Processual Law e do Instituto Ibero-Americano de Direito Processual. Professor de Direito Processual (1994-2007). Professor de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado em várias universidades europeias e ibero-americanas. Diretor da Sede de Bogotá para a América Latina da Fundação Geral da Universidade de Salamanca. Pesquisador Principal do Grupo de Excelência “IUDICIUM: Grupo de Estudos Processuais da Universidade de Salamanca”. Realizou pesquisas na Universidade de Kansas (EUA), Florença (Itália) e Tréveris (Alemanha). Autor de numerosos livros e artigos especializados publicados em revistas espanholas, latino-americanas e europeias. Proferiu inúmeras conferências e realizou apresentações em congressos internacionais na Espanha, Itália, Portugal, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela. Orientou diversas Teses de Doutorado, bem como Projetos de Graduação. Integra Comitês Editoriais de diversas revistas científicas e é avaliador externo de publicações científicas e Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento.

Maria Leoba Castañeda Rivas

Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Graduada pela UNAM. Mestre e Doutora em Direito pela UNAM. Pesquisadora Nacional Nível I do Sistema Nacional de Pesquisadores de Conacyt. Concluiu o mestrado em Instituições e Procedimentos Eleitorais no INE e a Pós-Graduação em Responsabilidade Civil em Castilla, La Mancha, Espanha. Recebeu o Prêmio Sor Juana Inés de la Cruz 27, concedido pela UNAM a mulheres que se destacaram nessa instituição no “ensino, pesquisa ou divulgação da cultura”. Titular da Cadeira Extraordinária Félix Pichardo Estrada; e em duas ocasiões, com a Cadeira Extraordinária Rafael Rojina Villegas. Doutora Honoris Causa na Universidade Autônoma do Estado de Morelos e no American Cultural Institute University. Foi professora titular, convidada e conferencista em diversas universidades e instituições públicas e privadas do país e dos Estados Unidos da América, Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Inglaterra, Panamá, Porto Rico e Venezuela, entre outros . Membro da Sociedade Mexicana de Geografia e Estatística. Membro Titular do Instituto Mexicano de Cultura e da Legião de Honra Mexicana. Membro da Comissão Técnica Consultiva de Direito da SEP, do Conselho Cidadão da Cidade do México e do Conselho Diretivo da Floresta de Chapultepec, bem como Membro da Sociedade Cubana de Direito Civil e de Família da União Nacional de Juristas de Cuba. É também Membro Honorário da Comissão de Relações Exteriores da Ordem dos Advogados de Lima. Membro de Conselhos e Comitês Editoriais de revistas mexicanas e estrangeiras, entre elas: Revista da Faculdade de Direito do México; Direito Comercial Internacional Latino-Americano, Amicus Curiae e Pater Familias editado pela UNAM; Revisão Jurídica da Universidade Bernardo O’Higgins do Chile; Monfragüe Scientific Journal, editado na Espanha e produzido em conjunto com a Universidade de Lisboa, Portugal, e a UNAM. Membro do Comitê Editorial do INE e da Escola de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade do Chile. Foi Secretária Geral da Associação Ibero-americana de Faculdades e Escolas de Direito “Sui Iuris”, da qual participam 25 das mais importantes universidades da América, Espanha e Representante do Capítulo Mexicano da Organização Europeia de Direito Público (EPLO). Quanto à produtividade acadêmica, orientou cerca de 0 teses profissionais e de pós-graduação. Autora e co-autora de 38 obras, artigos, 28 prólogos sobre direito civil, familiar, sucessório, administrativo, eleitoral, direitos humanos e igualdade de gênero. Publicou artigos jurídicos em revistas especializadas. Participou da Comissão de Redação da Constituição da Cidade do México. De setembro de 27 a setembro de 28, realizou pesquisas na Universidade de Bolonha, no Centro Interdepartamental de Pesquisa em História do Direito, Filosofia e Sociologia do Direito e Informática Jurídica, na qual examinou problemas filosóficos, sociológicos e históricos da disciplina jurídica, desenvolvendo o trabalho denominado “Mulheres Rebeldes e Visionárias”.

Rossana Martingo Costa Serra Cruz

Doutora em Direito pela Escola de Direito da Universidade do Minho. Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Membro integrado do JusGov – Centro de Investigação para a Justiça e Governação. Professora na Escola de Direito da Universidade do Minho e na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave. Associada do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Logo da organização Sílvio Venosa

Sílvio de Salvo Venosa

Pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Graduado pela USP. Desembargador aposentado. Foi Juiz no Estado de São Paulo por 25 anos. Foi Professor Universitário de Direito Civil. Atua como Palestrante, Árbitro e Parecerista. Autor de inúmeras obras de Direito Civil.

Fale conosco
Send via WhatsApp