LANÇAMENTO DO LIVRO “JUDICIÁRIO E MODERNIDADE: ORDEM JURÍDICA, TEMPO, ESPAÇO E ATUAÇÃO NA JUSTIÇA” DE RICARDO PEREIRA JÚNIOR

O lançamento do Livro “Judiciário e Modernidade: Ordem Jurídica, Tempo, Espaço e Atuação na Justiça” de Ricardo Pereira Júnior pela Editora Edusp ocorrerá dia 16 de agosto, das 18:30 às 21:30, na Livraria da Vila – Shopping Pátio Higienópolis (Av. Higienópolis, 618 – São Paulo/SP).

 

SINOPSE DO LIVRO

Neste livro, o autor inicia o estudo do Judiciário nos modelos do Estado liberal e do Estado do bem-estar social, destacando a seguir as novas demandas jurídicas e sociais que desafiam o funcionamento da Justiça. Para ele, por ser estruturado como órgão burocrático, o Judiciário não tem condições de ofertar respostas rápidas, fechando-se em um sistema de castas que não se comunicam e em uma estruturação administrativa centralizada e hierarquizada, que tende ao imobilismo. A solução passa, por um lado, pelo incremento da profissionalização da magistratura, em especial com a valorização do espaço de decisão num ambiente de trabalho independente. Passa também pela flexibilização de sua administração burocrática, por meio da racionalização de seus serviços, visando alcançar a operacionalidade aberta e transparente que atenda os padrões de qualidade e urgência da sociedade moderna, sem prejuízo do viés reflexivo necessário para a produção das decisões judiciais.

 

você pode gostar também More from author

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.